Objetivos

Objetivo Geral

            Os objetivos gerais do curso de Letras Português se fundamentam em formar professores interculturalmente competentes, com espírito crítico e científico, aptos para o magistério, conscientes da necessidade de buscar sua formação continuamente e desejosos de participar ativamente do aprimoramento da qualidade do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa nas escolas de Educação Básica.

 

Objetivos Específicos

  1. Contribuir para definição e implementação de uma política de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e no Médio.
  2. Proporcionar as condições teórico-prático-reflexivas para que o professor de Língua Portuguesa compreenda sua práxis, buscando reconstruí-la continuamente, visando à melhoria da qualidade da educação e do ensino.
  3. Desenvolver estudos e pesquisas sobre a prática pedagógica vivenciada na escola, visando à compreensão e reflexão sobre o cotidiano escolar, priorizando a educação básica no contexto da escola pública.
  4. Resgatar a relação técnico-ético-política subjacente à prática docente, considerando potencialidades e limitações da ação pedagógica desenvolvida nas Escolas Públicas.
  5. Garantir, no processo de formação, a transversalidade na abordagem teórico-metodológica da ação docente.
  6. Instigar e promover o espírito empreendedor e competitivo no ambiente escolar com vistas a criar uma cultura de livre iniciativa.
  7. Cultivar o interesse pela interdisciplinaridade e pelas novas tecnologias com vistas a criar uma cultura tecnológica no estado progressivamente.




Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI