Universidade Aberta Forma Novos Administradores em Teresina
Dos aproximadamente 100 formandos, 35 deles são funcionários da UFPI
em 10/12/2010 - 13:46



Quem esteve no espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na noite da última quinta-feira (09) presenciou a cerimônia de outorga de grau da primeira turma graduada em Bacharelado em Administração – Projeto Piloto pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFPI, Polo de Apoio Presencial de Teresina.  Ao todo aproximadamente 100 alunos o diploma em Administração.


Da esquerda para direira, Superintendente da SEDUC, Luiz Gonzaga Ribeiro; Reitor da UESPI, Carlos Alberto Pereira; Reitor da UFPI, Luiz Júnior; Diretor do CEAD, Gildásio Guedes; Coordenador do Curso de Adm. Piloto, Raimundo José Araújo

Durante a cerimônia, compuseram a mesa de honra, o Reitor da UFPI, professor Dr. Luiz Júnior, o Reitor da Universidade Estadual do Piauí, professor Carlos Alberto Pereira da Silva, o Diretor Geral do CEAD, professor Dr. Gildásio Guedes, o Superintendente da Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), Luiz Gonzaga Ribeiro, o Coordenador do curso de Administração – Projeto Piloto – professor Raimundo José Cunha Araújo, a Coordenadora Pedagógica do Curso de Administração, professora Francisca de Jesus Cardoso, o Coordenador de estágio, professor Antônio Carlos Oliveira e demais convidados e professores homenageados.


Orador da turma, Marcondes Araújo

O formando Marcondes Gomes de Araújo foi o orador da turma que tem o nome do coordenador do curso Raimundo José. Em seu discurso destacou que aquele momento era ímpar, assim como Cristovo Colombo foi o pioneiro ao chegar a América, os estudantes da turma de formando também era pioneiros por serem os primeiros formados em uma graduação na modalidade a distância da UFPI.  Marcondes Araújo é funcionário da Universidade Federal, ele e mais 34 alunos fazem parte do quadro funcional da Instituição que foram graduados durante a solenidade.



A turma teve como Paraninfo, o Reitor, professor Dr. Luiz Júnior, que em seu discurso destacou o crescimento da Universidade Federal do Piauí vem alcançando nos últimos anos e citou o exemplo de outras cidades como a “caçula” Floriano que também conta hoje com professores doutores, mostrando que antes a UFPI que tinha seu foco principal de educação na capital do estado, agora, vem se interiorizando oferecendo mais 23 novos cursos presenciais e 10 a distância, totalizando 33 cursos abertos para a sociedade. “Esse momento é uma prestação de contas para a sociedade”, afirma o Reitor ao tratar da importância da colação de grau.

O CEAD ainda realizará a formatura dos estudantes do Projeto Piloto em São Raimundo Nonato no mês de janeiro de 2011. Em torno de 27 alunos deverão receber a outorga de grau. As turmas formadas pelo Centro são as primeiras no Brasil formadas pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Como surgiu

O Projeto Piloto do Curso de Bacharelado em Administração iniciou-se através de um convênio com as estatais e, posteriormente, foi realizado um convênio com o MEC e o Banco do Brasil, com interveniência da Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Esse convênio criou a Universidade Aberta do Piauí (UAPI).
 
O Curso de Bacharelado em Administração, que começou no segundo semestre de 2006 e tem duração de quatro anos e meio, foi recentemente reconhecido pela portaria N º 77 do MEC. Segundo o professor Raimundo, esse Projeto Piloto é único, porque antecedeu a criação da Universidade Aberta do MEC, visto que foi no decorrer do desenvolvimento do Projeto que um grupo de universidades solicitou, junto ao MEC, a criação da Universidade Aberta do Ministério da Educação.
 

Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI