Professor do CEAD publica livro fruto de seu doutorado
em 20/3/2017 - 15:4

O professor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), José Elielton de Sousa, publicou o livro ‘As Virtudes da Responsabilidade Compartilhada: uma ampliação da teoria das virtudes de Alasdair Maclntyre’.

O livro é fruto de sua tese de doutorado defendida em 2016 na Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul e deverá ser lançado no próximo mês.

Segundo o professor, a obra busca ampliar a teoria das virtudes de Alasdair MacIntyre, filósofo contemporâneo, para além do âmbito antropocêntrico em que se situa, através da incorporação de um terceiro conjunto de virtudes.

“Esta é uma tentativa de ampliar uma discussão ética para além das questões humanas, incluindo questões ambientais, um dos problemas mais urgentes hoje. MacIntyre propõe dois conjuntos de virtudes: individuais e coletivas. Dessa forma eu proponho um terceiro conjunto de virtudes ligadas às questões da natureza: as virtudes da responsabilidade compartilhada”, explica. 

O livro tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e está disponível para ser adquirido nos formatos impresso e digital pelo site da Editora CRV.

José Elielton de Sousa

Doutor em filosofia (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre em filosofia (2010) e graduado em filosofia (2007) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI).


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI