Encontro de Formação e Orientação de professores tutores
Curso de matemática - Modalidade EaD
em 27/2/2018 - 10:42

No ultimo sábado (24), ocorreu o Encontro de Formação  de Professores - Tutores que marca o inicio do calendário 2018-1 do Curso de Matemática, modalidade EaD. Este encontro teve como finalidade capacitar e orientar professores-tutores acerca do planejamento das disciplinas  do referido semestre. Estiveram presentes o Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD, Prof Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Coordenador Acadêmico do Curso de Matemática, Prof. Ms. Maycon Silva, Coordenador de Tutoria, Prof. Dr. Jefferson Leite, os professores das disciplinas: Prof. Dr. Arnaldo Oliveira, Prof. Ms. Vicente Lima, Prof. Ms  Francisco Nilson, Profª Drª Valmária Rocha, Prof. Ms. Cleide Lima, Profª Keliny Martins, profª Nádia Fernanda,  Profª Ms Francisca Eudeilane, Prof. Norma Cavalcantti, Prof. Ms Luis Pires, Prof. Dr. Italo Dowell, Prof. Ms. José Arimatea, Prof. Dr. Rondinelle Batista. Além disso estiveram presentes equipe de apoio da Coordenação do Curso de Matemática: Cleanny Area Leão, Rejane Araújo, e Igor Cirqueira, bem como os professores-tutores presenciais e a distância vinculados ao referido Curso.

Após as boas vindas, os Coordenadores acadêmico e de tutoria falavam da importância do Encontro de Formação de Professores Tutores para elevação da qualidade do Curso, à medida que se apresenta como momento de aquisição de conhecimento, interação e compartilhamento de experiências entre Coordenação, professores e professores tutores; dignificando e possibilitando melhoria na qualificação do Curso. Para tanto, o encontro ofertou apresentação e orientação das disciplinas dos períodos (III e VIII) que estarão  se iniciando no próximo sábado (03), bem como Cursos de Extensão, indicação de reofertas de disciplinas.

Ademais, foram ministradas duas  Palestras: A primeira intitulada “Professor matemática Empreendedor  aberto aos novos tempos ” do prof. Dr  Gildásio Guedes tratou , dentre vários aspectos, da importância da utilização de meios tecnológicos para aquisição do conhecimento, mostrando com exemplos de suas vivências no âmbito acadêmico, como as tecnologias digitais tem contribuído para maior incremento ao ato de educar-se diante do contexto atual.  Numa linha mais específica do cenário da avaliação, a profª Ms. Francisca Eudeilane abordou “Reflexões sobre a prática avaliativa na EaD” assinalando pontos importantes acerca do avaliar, do que avaliar e como avaliar em Curso de Matemática, modalidade EaD. Ainda assim,  a equipe de apoio do Curso abordou sobre as rotinas  administrativas do Curso, informando e orientando a todos sobre Calendários, Prazos de entrega de relatórios, notas das avaliações e tudo que se refere a gestão do Curso de Matemática. Portanto, o Encontro de Formação de Professores-Tutores foi extremamente importante na abertura do ano letivo de 2018, pois possibilitou uma maior inserção e interação de entes da Direção do CEAD, Professores, professores tutores e equipe de apoio num projeto de melhoria,  contribuindo para a melhoria do processo do educar dos alunos da matemática.

Diretor do CEAD, Coordenadores Acadêmico, Tutoria, Professores Coordenadores de Disciplinas,  Professores tutores e Equipe de Apoio do Curso de Matemática, modalidade EaD

Professores Tutores e ao fundo Diretor do CEAD, Coordenadores e professores do Curso de matemática, modalidade EaD. I

Prof. Ms. Vicente Lima na exposição da Disciplina Calculo Diferencial e Integral I

Prof. Ms. Francisca Eudeilane na exposição de sua  Palestra : Reflexões sobre a prática avaliativa na EaD

Folder do evento

Fonte: Coordenação do Curso.


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI