Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares- PRIL

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria da Educação Básica (SEB), lançou o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL. Seu principal objetivo é selecionar, através dos Editais Nº 35/2021 e Nº 66/2021, propostas de cursos de Licenciaturas, ofertados por IES públicas e privadas sem fins lucrativos, articuladas em rede. Conforme os editais todos os cursos terão duração de 4 anos. 

O PRIL fomenta a oferta de cursos de licenciatura que atendam às necessidades da atual política curricular na educação básica, no intuito de atingir a Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE), que objetiva promover a formação inicial e continuada de professores, para atuarem na educação básica, e a formação de gestores para atuarem escolas de educação básica.

 

CURSOS

Os cursos ofertados pelo PRIL/UFPI são:

-Pedagogia, nos Polos de Teresina, Pedro II e Floriano;

-Letras/Português, nos Polos de Picos e Floriano;

-Química, no Polo de Teresina;

-Ciências da Natureza, nos Polos de Teresina e Picos.

 

SELEÇÃO

O Processo Seletivo para professor no âmbito do Programa é realizado sob a responsabilidade do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e da Coordenação do PRIL, por edital com critérios de titulação, qualificação, experiência acadêmica e profissional. 

A seleção de estudantes da Comunidade é realizada pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos de 2020, 2019 e 2018, tendo como critérios de classificação maior nota. Além de processo seletivo realizado pela COPESE no ano de 2022 e edital específico para professores que atuam na área, mas não possuíam ainda a formação superior.

Fim do conteúdo da página