Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Livros CEAD/UFPI
Início do conteúdo da página

Livros CEAD/UFPI

Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 09h25 | Última atualização em Quarta, 03 de Janeiro de 2024, 15h11 | Acessos: 13638

capa livro

Alfabetização e Letramento: Múltiplas Perspectivas

Autora: Professora Dra. Maria das Graças Targino

Ano: 2017

Essa coletânea reúne trabalhos e projetos desenvolvidos no decorrer do Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento ou, simplesmente, Curso Alfa. O livro foi organizado pelas Coordenadoras Maria das Graças Targino e Evana Mairy Pereira de Araújo Silva, além da parceria de Maria Fátima Paula dos Santos, tutora a distância do projeto.

O livro reúne textos representativos dos sete municípios engajados no Curso Alfa Campo Maior, Gilbués, Inhuma, Luzilândia, Monsenhor Gil, Simplício Mendes e Oeiras e explora múltiplos temas que representam a importância e a relevância da alfabetização e do letramento na sociedade atual.

pdfcompleto1

 

ava inter hc gil

Avaliação de Interface Humano-Computador: Prática para Ambientes Virtuais

Autor: Professor Dr. Gildásio Guedes Fernandes

Ano: 2010

Livro de autoria do professor Dr. Gildásio Guedes que discorre sobre o doutorado do autor realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentando de forma macro as principais recomendações para construir textos, imagens e gráficos à luz das recomendações da Interface Humano-Computador (IHC), especificamente, a usabilidade e a funcionalidade no virtual.

 pdfcompleto1

 

ead praica gil

Educação a Distância na Prática

Autor: Professor Dr. Gildásio Guedes Fernandes

Ano: 

Livro de autoria do professor Dr. Gildásio Guedes destinado aos alunos do programa de Educação a Distância da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Nesta obra, dividida em quatro unidades, são apresentados e contextualizados os dispositivos básicos para utilizar a internet e as informações gerais de um curso na modalidade EAD.

 pdfcompleto1

 

av sof gil

Avaliação de Software: Uma Abordagem na Interface Humano Computador

Autor: Professor Dr. Gildásio Guedes Fernandes

Ano: 2012

Esse livro é destinado aos alunos do curso de Ciências da Computação e de Sistemas de Informação da UFPI, que apresenta os principais conceitos de avaliação de sistemas, com enfoque na Interface Humano Computador (IHC). A apostila possui exemplos práticos e utiliza imagens de interfaces computacionais da internet.

 pdfcompleto1

 

tics educação

As Tics na Educação: Práticas de Pesquisa na EaD

Autores(as): Maria Goreth de Sousa Varão e Evana Mairy Pereira de Araújo Silva

Ano: 2020

Nesse percurso, com o intuito de ampliar os conhecimentos do alunado em relação ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino, além de favorecer o diálogo da universidade com a escola e criar uma comunidade de aprendizagem, que consiste em um grupo amplo de pessoas (da universidade e de escolas públicas das comunidades onde funcionam os polos presenciais do Curso de Letras/Português) onde todos contribuam para a aprendizagem sobre o uso das TIC’s no ensino, foi desenvolvido o Projeto de Extensão denominado “As Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino”, voltado para os alunos do Curso de Letras/ Português-EaD e professores de escolas públicas.

 pdfcompleto1

 

GÊNEROS ACADÊMICOS

Gêneros Acadêmicos Pesquisa e Escrita na EaD

Autores(as): Maria Goreth de Sousa Varão e Evana Mairy Pereira de Araújo Silva

Ano: 2020

Essa coletânea é uma produção do Projeto de Extensão Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos, do Curso de Graduação em Letras Português, do Centro de Educação Aberta e a Distância CEAD/UFPI. O projeto justificou-se pela possibilidade de oferecer estratégias de leitura e produção de gêneros da esfera acadêmica e, assim, proporcionar ao alunado experiências de leitura e produção de textos, a partir do reconhecimento da estrutura e da finalidade textual.

 pdfcompleto1

 

capa GER

Gestão de Redes Educacionais na Cibercultura

Autores(as): Lívia Fernanda Nery da Silva, Gustavo Fortes Said, Leila Lima de Sousa e Thamirys Dias Viana

Ano: 2016

Resultado da colaboração de professores e pesquisadores que, direta ou indiretamente, participaram do curso de especialização em Gestão Educacional em Rede, promovido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí, entre os anos de 2015 e 2016. Os 12 artigos ampliam, conjuntamente, o leque dos diversos aspectos que o tema em questão abarca, seja no que se refere ao uso das tecnologias no processo ensinoaprendizagem, com a consequente formação de uma esfera cognitiva ampliada em nível global e ensejada de forma coletiva, seja na criação de formas difusas de subjetivação que ultrapassam o modelo pedagógico das sociedades modernas, com suas instituições voltadas à preservação das regras e do controle social.

 pdfcompleto1

 

capa historia das instituições

História de Instituições e Escolares: Sujeitos, Práticas e Cultura Material

Autores(as): Antonio de Pádua Carvalho, Cesar Augusto, Maria Juraci Maia, Diomar das Graças, Cristiano Ferronato, Mauriceia Ananias, Jane Bezerra de Sousa, Zilsa Maria Pinto Santiago, José Edvar Costa Araújo, Gildásio Guedes Fernandes, Lívia Fernanda Nery da Silva

Ano: 2016

A pesquisa em torno das instituições escolares tem encontrado na história da educação um espaço relevante de trabalho. Diversos grupos de pesquisa vêm desenvolvendo a discussão sobre essa temática. A presente obra reflete uma parte desse esforço realizado por pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior que têm pesquisado a temática em suas diferentes abordagens.

A interlocução desses grupos de pesquisa tem mostrado a importância de pensar a instituição escolar em sua constituição histórica. Diversas modalidades de escola, espaços e períodos são analisados, revelando a heterogeneidade e a riqueza da interpretação da escolarização e pondo em discussão o fazer historiográfico sobre a temática “aspecto” partilhada pelos autores.

 pdfcompleto1

 

CAPA DIDATICA E SEU OBJETO DE ESTUDO

Didática e seu Objetivo de Estudo

Autores(as): Eudóxio Soares Lima Verde

Ano: 2019

Esta publicação destina-se a professores e estudantes da área de educação que têm como objeto de estudo e análise o processo de ensinar e aprender. Trata-se de uma compilação e organização de conteúdos técnicos pedagógicos, segundo critérios lógicos e pedagógicos, que discutem os principais elementos do processo de ensino e aprendizagem, tais como concepções de educação e seus determinantes, planejamento educacional e do ensino, objetivos educacionais, seleção e organização dos conteúdos curriculares, procedimentos metodológicos, recursos didáticos e avaliação da aprendizagem, dentre outros.

 pdfcompleto1

 

CAPA RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Relatos de Experiência

Autores(as): Varão, Maria Goreth

Ano: 2022

Este livro traz para a comunidade o resultado dos estudos e das práticas realizadas na execução de dois projetos de extensão: “As Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino” e “As mídias e o ensino de Língua Portuguesa”. No geral, a intenção dos projetos era levar aos participantes os conhecimentos teórico e prático sobre tecnologias digitais, mídias, textos audiovisuais e algumas metodologias diferenciadas com vistas a otimizar as práticas de ensino de Língua Portuguesa.

 pdfcompleto1

 

CAPA PAGINAS DA HISTORIA DO PIAUI

História do Piauí Colonial e Provincial

Autores(as): Nilsâgela Cardoso

Ano: 2020

De uma forma de escrita que visa a apresentar aos alunos Páginas da História do Piauí Colonial e Provincial, este livro acaba se tornando um manifesto da existência de uma outra leitura sobre o passado. Ensinando aos futuros historiadores que, quando o momento nos exige uma releitura, devemos sair do conforto das páginas consagradas e partir para uma outra dimensão de compreensão do homem no tempo.

 pdfcompleto1

 

CAPA TECNOLOGIAS DIGITAIS LINGUA PORTUGUESA

As Tecnologias Digitais no Ensino da Língua Portuguesa: O Olhar dos Professores na Prática de Extensão

Autores(as): Varão, Maria Goreth

Ano: 2022

 O conjunto desta publicação conta com sete capítulos que reportam os olhares dos professores que decidiram destacar um ponto dentro do universo de ações, das leituras e das observações realizadas na interação com os participantes e/ou nas escolas que tiveram acesso, na tentativa de mostrar algumas ideias, reflexões e resultados que surgiram no desenvolvimento dos projetos.

 pdfcompleto1

 

capa narrativas auto biograficas

Narrativas (Auto)Biográficas: Educação, Pesquisas e Reflexões

Autores(as): Amada de Cássia Campos Reis, Ednardo Gonzaga, Maria do Amparo Borges

Ano: 2019

Obra coletiva produzida por pesquisadores da área de História da Educação, com ênfase em fontes (auto)biográficas, como resultado de estudos realizados em programas de pós-graduação de instituições de ensino superior localizados em várias regiões do Brasil (nordeste, sudeste, norte e sul), estendendo-se também ao exterior, até aos Estados Unidos da América.

Os textos estão aglutinados, de forma coesa, pela temática geral de (auto)biografia na história da Educação, mas apresentam nuances e variáveis atraentes como: professoras, mulheres, escravidão, esporte, professores leigos e normalistas (níveis de ensino fundamental, médio e superior), estudantes, educação física, educação musical, identidade, etc.

pdfcompleto1

 

CAPA historia memoria

História, Memória e Práticas de Ensino

Autores(as): Silva, Cleide Maria de Carvalho Silva, Márcio Douglas de Carvalho e Ferreira, Ronyere

Ano: 2019

O presente livro é o resultado de diversas experiências singulares e coletivas na produção do conhecimento histórico, constituindose como uma coletânea de textos que tratam de temáticas diversas, utilizando teorias diversas, metodologias variadas e fontes de pesquisas também diversas, articuladas pela história.

pdfcompelto1

 

CAPA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Psicologia da Educação: Pensando o Ensino de História e Políticas Educacionais

Autores(as): ROCHA, Nalália Dias da, LIMA, Nilsângela Cardoso, ALVES, Samara de Sousa

Ano: 2018

A presente obra Psicologia da educação: pensando o ensino de História e políticas educacionais contempla várias temáticas que intuito de ampliar discussões teóricas pertinentes à psicologia da educação e o ensino em História. Dessa maneira, faz-se um convite ao leitor para as discussões propostas por cada um dos autores por se tratar de termas relevantes e pertinentes ao universo educacional.

pdfcompleo1

capa teoria da historia

 

Teorias da História

Autores(as): NERY, MORAIS, CASTELO BRANCO, BRITO, OLIVEIRA, ANDRADE

Ano: 2018

Esta coletânea reúne cinco capítulos inéditos, que tratam das principais correntes e perspectivas teóricas do metier historiográfico contemporâneo brasileiro do século XXI. Para além dos debates entre as escolas historiográficas Escola dos Annales, Nova História, História das Mentalidades, História Social e História Cultural, os autores mostram a construção do conhecimento histórico e da pesquisa histórica, através das articulações entre as categorias: tempo, sociedade e cultura.

pdfcompleto1

 

capa inclusão e acessibilidade

Inclusão e Acessibilidade

Autores(as): Vinicius Ponte Machado

Ano: 2019

O objetivo desta apostila é proporcionar um entendimento do impacto que a TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) traz para a sociedade portadora de necessidades especiais. O texto foi escrito de forma objetiva e cada capítulo é acompanhado de embasamento teórico, bem como de exercícios.

 pdfcompleto1

 

capa topicos especiais

 

Tópicos Especiais

Autores(as): Vinicius Ponte Machado

Ano: 2019

O objetivo desta apostila é proporcionar um entendimento do impacto que as diversas tecnologias que apoiam o desenvolvimento de sistemas trazem para, especificamente, os sistemas para Educação a Distância. O texto foi escrito de forma objetiva e cada capítulo é acompanhado de embasamento teórico, bem como de exercícios. A bibliografia e a webliografia ao fim das notas permitem que o leitor se aprofunde na teoria apresentada em cada unidade.

 pdfcompleto1

 

capa sistemas multimidia

Sistemas Multimídia

Autores(as): Vinicius Ponte Machado

Ano: 2019

O objetivo desta apostila é proporcionar um entendimento do desenvolvimento e impacto que os sistemas multimídia trazem para a sociedade. O texto foi escrito de forma objetiva, e cada capítulo é acompanhado de embasamento teórico, bem como de exercícios. A bibliografia e a webliografia ao fim das notas permite que o leitor se aprofunde na teoria apresentada em cada unidade.

 pdfcompleto1

 

capa Relações Étinicos Raciais

Relações Étinicos-Raciais: Genero e Diversidade na Escola

Autores(as): Ana Beatriz Sousa Gomes, João Evangelista das Neves Araujo, Adelmir Fiabani,  Amada de Cássia Campos Reis

Ano: 2019

 Este livro reúne as mais recentes produções resultantes de investigações e relatos de experiências produzidos pelos membros do IFARADÁ - Núcleo Pesquisas sobre Africanidades e Afrodescêndencia, da UFPI e por pesquisadores educacionais brasileiros de várias nuances. 

Este livro dá um tratamento acadêmico às principais formas de desigualdades percebidas nas relações de gênero, raça e etnia na sociedade e, de forma particular, no ambiente escolar. Os recortes das temáticas desenvolvidas pelos autores de cada capítulo dão conta da identificação e questionamentos que os mesmos levantam enquanto formas de exclusão social e seus consequentes resultados.

   pdfcompleto1

 

LIVRO PESQUISAR E ESCREVER 3 2 páginas 1

Pesquisar e Escrever: Processo Transgressor de Desafios e Descobertas

Organizador(a): Georgina Quaresma Lustosa

Ano: 2022

    Este livro reúne trabalhos de pesquisas monográficas (Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC/2020) dos formandos do curso de Licenciatura em Letras Inglês do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). Para os nossos formandos foi um parto difícil pesquisar e produzir seus TCC e transformá-los em artigos. Escrever, tecer, construir textos é um desafio tal como a pesada tarefa de “quebrar rochas”, quebrar pedras e ver “voar faíscas e lascas”, como resumiu poeticamente Lispector (1998, p. 25)2. Mas os formandos e seus orientadores, com criatividade, interesse e determinação fizeram “voar faíscas e lascas”, e com beleza deram vida aos seus textos.

pdfcompleto1

registrado em:
Fim do conteúdo da página