Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 16h46

Em dezembro de 2005, a Universidade Federal do Piauí iniciou a oferta da educação a distância por meio da seleção de polos municipais de apoio presencial para o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), quando também aconteceu a oferta de cursos superiores de instituições federais de ensino superior na modalidade de Educação a Distância (EaD).

Em 2006, o Sistema UAB foi implantado no Estado do Piauí por meio do consórcio entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí (SEDUC). E, em 24 de outubro de 2006, a UFPI fez o projeto de criação do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) com os objetivos de oferecer educação gratuita e de qualidade à população piauiense e de criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região.

O início das atividades pelo Sistema UAB se deu com o Projeto Piloto do curso de Graduação em Administração com atividades em todo o Brasil, participando cerca de 10.000 estudantes divididos em 25 universidades, em diversos estados do país. No Piauí, ele inicia suas atividades com a oferta de 500 vagas, voltadas para os funcionários do banco do Brasil e da própria UFPI, e ao público em geral. Estas vagas foram divididas e ofertadas para oito cidades do Piauí, que foram Teresina, Parnaíba, Piripiri, Esperantina, Picos, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato. O curso teve duração de quatro anos e meio divididos em nove módulos. Sua carga horária total era de três mil horas/aula, sendo que 64% na modalidade EaD e 26% presencialmente, além do estágio supervisionado com 10% da carga horária, respectivamente (UFPI, 2006).

Em 2007, foram oferecidas ao público 2.550 (duas mil, quinhentas e cinquenta) vagas em 08 (oito) diferentes áreas. No ano de 2010, a UFPI foi oficialmente credenciada pelo MEC para a oferta de cursos na modalidade a distância e ofertou mais 2.681 (duas mil, seiscentos e oitenta e uma) vagas, em 30 polos de apoio presencial distribuídos em vários municípios do Estado. Durante o mesmo ano ocorreu a formatura das primeiras turmas da UAPI, que vinham dos pólos de apoio presencial das cidades de Teresina, Floriano, Picos e Bom Jesus. Em 2011, ocorreu a formatura dos alunos dos outros pólos. Com isso foram formados ao todo 210 profissionais, somente oriundos do curso piloto. Dois anos depois, em 2012, foram somadas mais de 400 vagas ao último certame, resultando em 3.125 (três mil, cento e vinte e cinco) vagas ofertadas, também em 30 polos UAB.

Turma de Teresina formada pelo Curso Piloto em 2010

Turma de Teresina, formada pelo Curso Piloto em 2010

Em 2013, o Ministério da Educação (MEC) reconheceu o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) na estrutura da UFPI por meio da Portaria Seres n. 97, de 5 de março de 2013, aprovando as alterações no estatuto da Universidade, publicadas no DOU n. 44, Seção 1, página 13, de 06 de março de 2013.

No ano de 2014, a quantidade de vagas ofertadas mais do que dobrou quando comparado com o ano de 2012. Foram ofertadas 6.825 (seis mil, oitocentas e vinte e cinco) vagas em 33 (trinta e três) polos. Em 2016, 9.310 (nove mil, trezentas e dez) vagas foram ofertadas, sendo distribuídas em 14 (quatorze) cursos e em 41 (quarenta e um) polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Destes, 39 (trinta e nove) polos em municípios do estado do Piauí e 02 (dois) em municípios do estado da Bahia. 

No ano de 2020,em razão do período pandêmico, a UFPI, por intermédio do CEAD, ofertou 2.146 (duas mil e cento e quarenta e seis) vagas em 8 (oito) cursos, em 41 (quarenta e um) Polos da UAB, distribuídos em 40 (quarenta) municípios do estado do Piauí e 1 (um) município do estado da Bahia.

Em 2021, em nível de Pós-Graduação, o CEAD/UFPI ofereceu vários cursos em nível lato e Stricto Sensu, como o Mestrado Profissional em Administração Pública em rede nacional (PROFIAP) e Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO).

Polos

O processo de implantação dos polos está relacionado, principalmente, às necessidades dos mantenedores (que podem ser as prefeituras municipais ou os governos estaduais, com destaque para o Governo do Estado do Piauí, que atualmente é o principal dentre os vários Polos em que esta Universidade oferta cursos EaD), os quais identificam as demandas locais nos municípios por cursos de nível superior e, alinhados à capacidade de suporte acadêmico que esta IFES e outras IES que fazem parte do Programa UAB no Estado possuem para atender as demandas identificadas, participam dos processos de habilitação de polos junto à CAPES.

Atualmente, os cursos na modalidade a distância são ofertados em 50 polos de apoio presencial, sendo 48 polos distribuídos no Estado do Piauí e 02 no Estado da Bahia. No ano de 2021, o CEAD administrava a oferta de 17 cursos de graduação (Bacharelados e Licenciaturas distribuídos nos 50 polos de apoio presencial.

Os cursos do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) fazem parte do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), atualmente mantido e coordenado a nível nacional pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Conheça um pouco mais sobre a UAB

 

Cursos de Graduação EAD/CEAD/UFPI

CURSOS – Bacharelado

  1. Administração
  2. Administração Pública
  3. Ciências Contábeis
  4. Energias Renováveis
  5. Sistemas de Informação
  6. Turismo

 

CURSOS – Licenciaturas

  1. Ciências Biológicas
  2. Ciências da Natureza (UAB e PRIL)
  3. Computação
  4. Filosofia
  5. Física
  6. Geografia
  7. História
  8. Letras-Português (UAB e PRIL)
  9. Letras-Inglês
  10. Matemática
  11. Pedagogia (UAB e PRIL)
  12. Química (UAB e PRIL)

 

CURSOS TECNÓLOGOS

  1. Gestão de Dados (Programa Reuni Digital)
  2. Energias Renováveis (Programa Reuni Digital)

 

Quadro de Cursos de Pós-Graduação EAD/CEAD/UFPI

CURSOS – Stricto Sensu

MESTRADO PROFISSIONAL em Rede:

  1. Administração Pública – PROFIAP
  2. Profissional em Filosofia – PROF-FILO

 

CURSOS – Lato Sensu

Convênio CEAD/UFPI/Secretaria da Educação Básica (SEB) e Ministério da Educação (MEC)

  1. Artes nos Anos Finais do Ensino Fundamental
  2. Ciências Biológicas e suas Tecnologias no Ensino Médio
  3. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho
  4. Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  5. Educação Biocêntrica
  6. Educação Infantil e Desenvolvimento da Criança
  7. Educação Patrimonial Ambiental no Ensino de Ciências da Natureza
  8. Ensino de Empreendedorismo e Criação de Negócios na Educação Básica
  9. Ensino de Empreendedorismo e Propriedade Intelectual na Educação Básica
  10. Ensino de Geografia e Pesquisa
  11. Ensino de Mecânica e Formação para o Mundo do Trabalho
  12. Ensino de Xadrez e Formação para o Mundo do Trabalho
  13. Ensino em História do Brasil e o Mundo Contemporâneo
  14. Ensino em Química e suas Tecnologias
  15. Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho
  16. Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho
  17. Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho

 

ESPECIALIZAÇÃO

Convênio CEAD/UFPI/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI)/MEC

  1. Atendimento Educacional Especializado - AEE

 

Quadro Projeto de Extensão

  1. CURSOS DE EXTENSÃO em: Espanhol, Inglês e Libras

CURSOS - Núcleo Interdisciplinar de Formação e Integração Linguístico-Cultural (NINFIL)

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página