Livros CEAD/UFPI
QUÍMICA NO ENSINO A DISTÂNCIA: Experiências, Desafios e Perspectivas no Cenário Piauiense
Organizadores: Rusbene Carvalho, Livia Nery e Livio Nunes
Ano: 2024
Este livro é uma coletânea de pesquisas de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC de alunos do CEAD/UFPI, oferecendo uma visão abrangente das experiências, desafios e perspectivas relacionadas ao ensino de Química a distância no contexto piauiense.No decorrer da obra os leitores terão a oportunidade de explorar temas como a adaptação ao ensino remoto, a importância das práticas experimentais, o estudo dos impactos ambientais, entre outros assuntos pertinentes à realidade educacional e ambiental do estado do Piauí. Além disso, são apresentadas reflexões sobre os desafios enfrentados por professores e alunos durante a pandemia de COVID-19 e as estratégias adotadas para superá-los, destacando a resiliência e a criatividade dos profissionais envolvidos no processo educacional.
Discurso, mídia e cotidiano
Organizadoras: Lívia Fernanda Nery da Silva e Rannyelle Andrade da Silva
Ano: 2024
A obra reúne três conceitos complexos que implicam sentidos igualmente complexos.Trata-se de um exercício de livre interpretação,na qual podemos pensar na linguagem ou nas “linguagens”: faladas, escritas, imagéticas ou gestuais.É uma reflexão sobre aquilo que para alguém se materializa como processo enunciativo – alguém (enunciador) que diz (enuncia) algo (enunciado), situado no espaço (aqui) e no tempo (agora).Temos aqui uma coletânea de artigos produzidos no trabalho do exercício acadêmico de refletir acerca das coisas e das vivências, em busca de conhecimento e de respostas que, na verdade, estimulam novas questões.
Tópicos especiais em filosofia da tecnologia e da técnica
Organizador(a): Maurício Fernandes
Ano: 2023
Esta obra é fruto da disciplina Tópicos Especiais em Filosofia da Técnica II, ministrada no semestre 2022.2 no Programa de Pós-Graduação em Filosofia na Universidade Federal do Piauí- UFPI. O objetivo da disciplina é aproximar o público (mestrandos e doutorandos) das questões fundamentais da tecnologia e da técnica, propiciando um panorama histórico e historiográfico de autores, escolas e conceitos, e principalmente dos problemas oriundos de nossa relação com este fenômeno tão expressivo para nossa espécie. Os textos aqui reunidos desvelam a importância em se pensar tal fenômeno e se colocam como marcas a partir das quais podemos ler as mais diversas formas de interação técnica em nossa contemporaneidade.
ANAIS DO IV ENCONTRO NACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE – ENDIS
Organizadoras: Lívia Fernanda Nery da Silva e Rannyelle Andrade da Silva
Ano: 2023
Este livro é uma coletânea com ênfase nos estudos sobre discurso, identidade e subjetividade e suas interconexões e interfaces, No IV ENDIS que é um evento nacional de grande relevância para a pesquisa científica no Brasil que visa estimular o debate entre estudantes, professores e profissionais das áreas de Comunicação, Estudos da Linguagem, Filosofia, História, Antropologia e Sociologia e áreas afins.
CADERNO DE RESUMOS ANAIS DO IV ENCONTRO NACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE – ENDIS
Organizadoras: Lívia Fernanda Nery da Silva e Rannyelle Andrade da Silva
Ano: 2023
Este caderno contém resumos de diversos tópicos estudados, organizados para facilitar o aprendizado e revisão. Cada seção apresenta um resumo conciso dos principais conceitos, teorias e informações relevantes, ideal para revisões rápidas e eficazes.
Pesquisar e Escrever: Processo Transgressor de Desafios e Descobertas
Organizador(a): Georgina Quaresma Lustosa
Ano: 2022
Este livro reúne trabalhos de pesquisas monográficas (Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC/2020) dos formandos do curso de Licenciatura em Letras Inglês do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). Para os nossos formandos foi um parto difícil pesquisar e produzir seus TCC e transformá-los em artigos. Escrever, tecer, construir textos é um desafio tal como a pesada tarefa de “quebrar rochas”, quebrar pedras e ver “voar faíscas e lascas”, como resumiu poeticamente Lispector (1998, p. 25)2. Mas os formandos e seus orientadores, com criatividade, interesse e determinação fizeram “voar faíscas e lascas”, e com beleza deram vida aos seus textos.
As Tecnologias Digitais no Ensino da Língua Portuguesa: O Olhar dos Professores na Prática de Extensão
Autores(as): Varão, Maria Goreth
Ano: 2022
O conjunto desta publicação conta com sete capítulos que reportam os olhares dos professores que decidiram destacar um ponto dentro do universo de ações, das leituras e das observações realizadas na interação com os participantes e/ou nas escolas que tiveram acesso, na tentativa de mostrar algumas ideias, reflexões e resultados que surgiram no desenvolvimento dos projetos.
Relatos de Experiência
Autores(as): Varão, Maria Goreth
Ano: 2022
Este livro traz para a comunidade o resultado dos estudos e das práticas realizadas na execução de dois projetos de extensão: “As Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino” e “As mídias e o ensino de Língua Portuguesa”. No geral, a intenção dos projetos era levar aos participantes os conhecimentos teórico e prático sobre tecnologias digitais, mídias, textos audiovisuais e algumas metodologias diferenciadas com vistas a otimizar as práticas de ensino de Língua Portuguesa.
As Tics na Educação: Práticas de Pesquisa na EaD
Autores(as): Maria Goreth de Sousa Varão e Evana Mairy Pereira de Araújo Silva
Ano: 2020
Nesse percurso, com o intuito de ampliar os conhecimentos do alunado em relação ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino, além de favorecer o diálogo da universidade com a escola e criar uma comunidade de aprendizagem, que consiste em um grupo amplo de pessoas (da universidade e de escolas públicas das comunidades onde funcionam os polos presenciais do Curso de Letras/Português) onde todos contribuam para a aprendizagem sobre o uso das TIC’s no ensino, foi desenvolvido o Projeto de Extensão denominado “As Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino”, voltado para os alunos do Curso de Letras/ Português-EaD e professores de escolas públicas.
Gêneros Acadêmicos Pesquisa e Escrita na EaD
Autores(as): Maria Goreth de Sousa Varão e Evana Mairy Pereira de Araújo Silva
Ano: 2020
Essa coletânea é uma produção do Projeto de Extensão Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos, do Curso de Graduação em Letras Português, do Centro de Educação Aberta e a Distância CEAD/UFPI. O projeto justificou-se pela possibilidade de oferecer estratégias de leitura e produção de gêneros da esfera acadêmica e, assim, proporcionar ao alunado experiências de leitura e produção de textos, a partir do reconhecimento da estrutura e da finalidade textual.
História do Piauí Colonial e Provincial
Autores(as): Nilsâgela Cardoso
Ano: 2020
De uma forma de escrita que visa a apresentar aos alunos Páginas da História do Piauí Colonial e Provincial, este livro acaba se tornando um manifesto da existência de uma outra leitura sobre o passado. Ensinando aos futuros historiadores que, quando o momento nos exige uma releitura, devemos sair do conforto das páginas consagradas e partir para uma outra dimensão de compreensão do homem no tempo.
Sistemas Multimídia
Autores(as): Vinicius Ponte Machado
Ano: 2019
O objetivo desta apostila é proporcionar um entendimento do desenvolvimento e impacto que os sistemas multimídia trazem para a sociedade. O texto foi escrito de forma objetiva, e cada capítulo é acompanhado de embasamento teórico, bem como de exercícios. A bibliografia e a webliografia ao fim das notas permite que o leitor se aprofunde na teoria apresentada em cada unidade.
Inclusão e Acessibilidade
Autores(as): Vinicius Ponte Machado
Ano: 2019
O objetivo desta apostila é proporcionar um entendimento do impacto que a TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) traz para a sociedade portadora de necessidades especiais. O texto foi escrito de forma objetiva e cada capítulo é acompanhado de embasamento teórico, bem como de exercícios.
Tópicos Especiais
Autores(as): Vinicius Ponte Machado
Ano: 2019
O objetivo desta apostila é proporcionar um entendimento do impacto que as diversas tecnologias que apoiam o desenvolvimento de sistemas trazem para, especificamente, os sistemas para Educação a Distância. O texto foi escrito de forma objetiva e cada capítulo é acompanhado de embasamento teórico, bem como de exercícios. A bibliografia e a webliografia ao fim das notas permitem que o leitor se aprofunde na teoria apresentada em cada unidade.
Relações Étinicos-Raciais: Genero e Diversidade na Escola
Autores(as): Ana Beatriz Sousa Gomes, João Evangelista das Neves Araujo, Adelmir Fiabani, Amada de Cássia Campos Reis
Ano: 2019
Este livro reúne as mais recentes produções resultantes de investigações e relatos de experiências produzidos pelos membros do IFARADÁ - Núcleo Pesquisas sobre Africanidades e Afrodescêndencia, da UFPI e por pesquisadores educacionais brasileiros de várias nuances.
Este livro dá um tratamento acadêmico às principais formas de desigualdades percebidas nas relações de gênero, raça e etnia na sociedade e, de forma particular, no ambiente escolar. Os recortes das temáticas desenvolvidas pelos autores de cada capítulo dão conta da identificação e questionamentos que os mesmos levantam enquanto formas de exclusão social e seus consequentes resultados.
Narrativas (Auto)Biográficas: Educação, Pesquisas e Reflexões
Autores(as): Amada de Cássia Campos Reis, Ednardo Gonzaga, Maria do Amparo Borges
Ano: 2019
Obra coletiva produzida por pesquisadores da área de História da Educação, com ênfase em fontes (auto)biográficas, como resultado de estudos realizados em programas de pós-graduação de instituições de ensino superior localizados em várias regiões do Brasil (nordeste, sudeste, norte e sul), estendendo-se também ao exterior, até aos Estados Unidos da América.
Os textos estão aglutinados, de forma coesa, pela temática geral de (auto)biografia na história da Educação, mas apresentam nuances e variáveis atraentes como: professoras, mulheres, escravidão, esporte, professores leigos e normalistas (níveis de ensino fundamental, médio e superior), estudantes, educação física, educação musical, identidade, etc.
História, Memória e Práticas de Ensino
Autores(as): Silva, Cleide Maria de Carvalho Silva, Márcio Douglas de Carvalho e Ferreira, Ronyere
Ano: 2019
O presente livro é o resultado de diversas experiências singulares e coletivas na produção do conhecimento histórico, constituindose como uma coletânea de textos que tratam de temáticas diversas, utilizando teorias diversas, metodologias variadas e fontes de pesquisas também diversas, articuladas pela história.
Didática e seu Objetivo de Estudo
Autores(as): Eudóxio Soares Lima Verde
Ano: 2019
Esta publicação destina-se a professores e estudantes da área de educação que têm como objeto de estudo e análise o processo de ensinar e aprender. Trata-se de uma compilação e organização de conteúdos técnicos pedagógicos, segundo critérios lógicos e pedagógicos, que discutem os principais elementos do processo de ensino e aprendizagem, tais como concepções de educação e seus determinantes, planejamento educacional e do ensino, objetivos educacionais, seleção e organização dos conteúdos curriculares, procedimentos metodológicos, recursos didáticos e avaliação da aprendizagem, dentre outros.
Psicologia da Educação: Pensando o Ensino de História e Políticas Educacionais
Autores(as): ROCHA, Nalália Dias da, LIMA, Nilsângela Cardoso, ALVES, Samara de Sousa
Ano: 2018
A presente obra Psicologia da educação: pensando o ensino de História e políticas educacionais contempla várias temáticas que intuito de ampliar discussões teóricas pertinentes à psicologia da educação e o ensino em História. Dessa maneira, faz-se um convite ao leitor para as discussões propostas por cada um dos autores por se tratar de termas relevantes e pertinentes ao universo educacional.
Teorias da História
Autores(as): NERY, MORAIS, CASTELO BRANCO, BRITO, OLIVEIRA, ANDRADE
Ano: 2018
Esta coletânea reúne cinco capítulos inéditos, que tratam das principais correntes e perspectivas teóricas do metier historiográfico contemporâneo brasileiro do século XXI. Para além dos debates entre as escolas historiográficas Escola dos Annales, Nova História, História das Mentalidades, História Social e História Cultural, os autores mostram a construção do conhecimento histórico e da pesquisa histórica, através das articulações entre as categorias: tempo, sociedade e cultura.
Alfabetização e Letramento: Múltiplas Perspectivas
Autora: Professora Dra. Maria das Graças Targino
Ano: 2017
Essa coletânea reúne trabalhos e projetos desenvolvidos no decorrer do Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento ou, simplesmente, Curso Alfa. O livro foi organizado pelas Coordenadoras Maria das Graças Targino e Evana Mairy Pereira de Araújo Silva, além da parceria de Maria Fátima Paula dos Santos, tutora a distância do projeto.
O livro reúne textos representativos dos sete municípios engajados no Curso Alfa Campo Maior, Gilbués, Inhuma, Luzilândia, Monsenhor Gil, Simplício Mendes e Oeiras e explora múltiplos temas que representam a importância e a relevância da alfabetização e do letramento na sociedade atual.
História de Instituições e Escolares: Sujeitos, Práticas e Cultura Material
Autores(as): Antonio de Pádua Carvalho, Cesar Augusto, Maria Juraci Maia, Diomar das Graças, Cristiano Ferronato, Mauriceia Ananias, Jane Bezerra de Sousa, Zilsa Maria Pinto Santiago, José Edvar Costa Araújo, Gildásio Guedes Fernandes, Lívia Fernanda Nery da Silva
Ano: 2016
A pesquisa em torno das instituições escolares tem encontrado na história da educação um espaço relevante de trabalho. Diversos grupos de pesquisa vêm desenvolvendo a discussão sobre essa temática. A presente obra reflete uma parte desse esforço realizado por pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior que têm pesquisado a temática em suas diferentes abordagens.
A interlocução desses grupos de pesquisa tem mostrado a importância de pensar a instituição escolar em sua constituição histórica. Diversas modalidades de escola, espaços e períodos são analisados, revelando a heterogeneidade e a riqueza da interpretação da escolarização e pondo em discussão o fazer historiográfico sobre a temática “aspecto” partilhada pelos autores.
Gestão de Redes Educacionais na Cibercultura
Autores(as): Lívia Fernanda Nery da Silva, Gustavo Fortes Said, Leila Lima de Sousa e Thamirys Dias Viana
Ano: 2016
Resultado da colaboração de professores e pesquisadores que, direta ou indiretamente, participaram do curso de especialização em Gestão Educacional em Rede, promovido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí, entre os anos de 2015 e 2016. Os 12 artigos ampliam, conjuntamente, o leque dos diversos aspectos que o tema em questão abarca, seja no que se refere ao uso das tecnologias no processo ensinoaprendizagem, com a consequente formação de uma esfera cognitiva ampliada em nível global e ensejada de forma coletiva, seja na criação de formas difusas de subjetivação que ultrapassam o modelo pedagógico das sociedades modernas, com suas instituições voltadas à preservação das regras e do controle social.
Avaliação de Software: Uma Abordagem na Interface Humano Computador
Autor: Professor Dr. Gildásio Guedes Fernandes
Ano: 2012
Esse livro é destinado aos alunos do curso de Ciências da Computação e de Sistemas de Informação da UFPI, que apresenta os principais conceitos de avaliação de sistemas, com enfoque na Interface Humano Computador (IHC). A apostila possui exemplos práticos e utiliza imagens de interfaces computacionais da internet.
Avaliação de Interface Humano-Computador: Prática para Ambientes Virtuais
Autor: Professor Dr. Gildásio Guedes Fernandes
Ano: 2010
Livro de autoria do professor Dr. Gildásio Guedes que discorre sobre o doutorado do autor realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentando de forma macro as principais recomendações para construir textos, imagens e gráficos à luz das recomendações da Interface Humano-Computador (IHC), especificamente, a usabilidade e a funcionalidade no virtual.
Educação a Distância na Prática
Autor: Professor Dr. Gildásio Guedes Fernandes
Livro de autoria do professor Dr. Gildásio Guedes destinado aos alunos do programa de Educação a Distância da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Nesta obra, dividida em quatro unidades, são apresentados e contextualizados os dispositivos básicos para utilizar a internet e as informações gerais de um curso na modalidade EAD.
Redes Sociais