Extensão

Projeto UCA

O Projeto Um Computador por Aluno (UCA) foi concebido em 2007, pelo Governo Federal, a cargo do Gabinete da Presidência da República e do Ministério da Educação, como forma de inclusão digital, educação em mídias eletrônicas e para promover mudanças nos paradigmas educacionais. Por meio do projeto, foram disponibilizados 150 mil laptops educacionais com acesso à internet, um para cada aluno e professor, contemplando alunos de escolas públicas de todos os estados do Brasil.

No Piauí, foram destinados aproximadamente quatro mil laptops e nove escolas foram contempladas. Os requisitos, naquele ano, para a escolha, eram que essas escolas tivessem no máximo 500 alunos, boa nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e que uma estivesse localizada na zona rural, tais critérios foram acordados entre o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) e a Presidência da República. O Projeto teve como parceiros a Universidade Federal do Piauí, o Governo do Estado (SEDUC) e as prefeituras dos municípios com escolas escolhidas. As cidades com escolas contempladas em nível municipal foram Floriano, Parnaíba, Piripiri e Teresina; e as de âmbito estadual, nas cidades de Joaquim Pires, Nazária, Oeiras, São João do Piauí e União.

Foram realizadas visitas regulares aos diversos municípios por uma equipe composta de professores, funcionários da UFPI e por bolsistas, além do fornecimento de cursos de formação aos multiplicadores, com encontros mensais dentro do campus e pelo E-Proinfo, com o intuito de acompanhar o desenvolvimento das atividades do Projeto.

O UCA teve grande importância tanto no cenário acadêmico quanto no social, pois trabalhava a alfabetização digital por meio da interação aluno-computador, e fomentava a realização de atividades pertinentes ao uso da máquina. Assim, o professor aliava jogos, softwares e outros recursos disponíveis para implementar as aulas.

A UFPI, por meio do CEAD, participou do Projeto UCA até 2013, quando o MEC descontinuou o convênio.

Para mais informações:

http://projetoucanopiaui.blogspot.com.br/

http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo/proinfo-projeto-um-computador-por-aluno-uca

Veja o vídeo institucional do projeto:


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI