CEAD participa do 1º Seminário Nacional do Curso de Formação de Articuladores da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral
A diretora do CEAD, Lívia Fernanda Nery da Silva, participou, nos dias 11 e 12 de março, em Brasília, do primeiro Seminário do curso de formação da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral (Renapeti), realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), que visa alinhar ações desenvolvidas com as secretarias e elaborar planos e estratégias de ação conjunta no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral (ETI). O encontro teve por objetivo elaborar planos e estratégias de ação conjunta dos articuladores em cada uma das unidades da federação e alinhar as ações desenvolvidas com as secretarias de educação. Ao todo, 53 articuladores da rede, representando todos os entes federados, participam do evento.
A diretora destaca a relevância da iniciativa: “dizer da importância da parceria entre os entes e as universidades, precisamos, como instituições, nos renovar e repensar nossos currículos e nossas abordagens voltando-nos para a nova realidade do professor de tempo integral. Então, as universidades precisam estar juntas da Secretaria de Educação Básica para se prepararem para esse novo desafio, sempre acompanhando as políticas e as diretrizes da Educação Básica”.
A secretária da SEB, Kátia Schweickardt, comentou sobre o papel dos articuladores para o sucesso da política. “A educação integral faz com que a escola assuma um papel central na vida dos estudantes, trabalhando pelo seu desenvolvimento integral. O Programa Escola em Tempo Integral repensa a estrutura da escola e transforma o espaço em um ambiente mais atrativo, envolvendo o território, a cultura, o esporte e tantos outros aspectos da vida. Os articuladores, então, ganham um papel de liderança na ampliação da jornada e na garantia da qualidade, por meio do planejamento dos recursos disponíveis, e na execução das ações”, completou.
“Também é importante a percepção da relação entre as secretarias do MEC, vimos o tratamento da educação inclusiva como um todo, porque, nesse espaço da escola integral, temos que pensar na diversidade, nas etnias que estarão lá representadas e, como exemplo, vemos a multiplicidade dos articuladores representados aqui. A Universidade Federal do Piauí está muito feliz, aprende bastante e se coloca no lugar de aprender até mais do que formar nesse momento, para que possamos multiplicar essas ações e esses pensamentos, que precisam ser construídos em prol do desenvolvimento do nosso país”, conclui Lívia Nery.
A Renapeti consiste em uma ação de fortalecimento e apoio técnico junto às secretarias estaduais e municipais de educação no âmbito do ETI. O seu objetivo é assessorar tecnicamente as secretarias de educação na criação, na implementação, no monitoramento e na avaliação de matrículas de tempo integral. A Coordenação Nacional da Renapeti é constituída por integrantes da SEB, além das Secretarias de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
O Programa Escola em Tempo Integral (ETI) é uma estratégia elaborada para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e as modalidades da Educação Básica. Ele é coordenado pela SEB/MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo Parlamento brasileiro.
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