Página inicial > Últimas Notícias > III Colóquio de Filosofia Hermenêutica: linguagem e comunicação

1º Encontro de Química é realizado na UFPI

• Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 16h22
  • Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2023, 16h22

Química 1

O evento acontece durantes os dias 28, 29 e 30 de julho e é uma parceria do CEAD/UFPI com  o PRIL

Teve início nesta sexta-feira (28) o primeiro Encontro de Química PRIL CEAD/UFPI, evento organizado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), em parceria com o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL). As atividades têm como objetivo possibilitar o intercâmbio de conhecimentos relacionados às áreas da química e do ensino da disciplina, visando fortalecer o ensino de química no quesito educacional do Piauí.

A cerimônia de abertura contou com  a participação de professores, coordenadores e alunos do curso de Química, além de visitantes interessados nessa integração de conhecimentos sobre o ensino. A bancada, composta pelos diretores do CEAD/UFPI, coordenador do curso de Química e por uma representante dos alunos, teve como intuito expressar o contentamento a respeito da realização do evento. O coordenador do curso de Química do PRIL, Prof. Milton Batista, explica a importância do Encontro. “Buscamos proporcionar um ambiente propício para a reflexão e discussão sobre as práticas pedagógicas do ensino de Química, contribuindo com a formação acadêmica dos estudantes do curso e oferecendo-lhes oportunidades diferentes”, comentou o professor.

A Diretora do CEAD/UFPI, Prof.ª Lívia Nery, iniciou seu pronunciamento agradecendo a presença dos demais membros da mesa de honra e o público presente na abertura do evento. “Quero dizer que esse é um momento muito feliz para nós que construímos o CEAD diariamente. Nesses dias de evento, teremos discussões pertinentes, como o uso de tecnologias, as práticas educacionais para o ensino de Química e a Química Forense na investigação criminal. Então, queremos estimular mais eventos como o de hoje com o intuito de não só contribuir com a formação dos novos profissionais, mas levar essas discussões para a sociedade de modo geral”, enfatizou.

Química 2

Alisson Braz, aluno de Química do PRIL CEAD/UFPI, mencionou as expectativas para o encontro. “Minha expectativa para o evento é que a gente possa buscar mais conhecimentos, de forma que futuramente os discentes levem para dentro das salas de aula os conhecimentos amplos e múltiplos aprendidos”, disse.

A primeira palestra intitulada "Desbravando o mundo digital no ensino da Química", teve como orador o professor do curso de Química da UFPI, Roberto Alves de Sousa Luz. O docente abordou a respeito do avanço das tecnologias e o contínuo desenvolvimento delas impactando, cada vez mais, no ensinamento da disciplina.

O primeiro encontro está aberto para alunos e professores do Ensino Médio, interessados pela área da Química e áreas afins, independente do campo de atuação. “Nestes três dias de evento com certeza os participantes vão encontrar uma diversidade de conteúdos em relação ao conhecimento dessas áreas”, finalizou o Prof. Milton Batista. O evento está sendo sediado no auditório do departamento de Biologia, no CCN, e segue até o domingo (30).