Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Tutorial para realização de Matrícula Institucional
Início do conteúdo da página

10.07- Oficina: CEAD no Salipi apresenta palestra sobre as práticas para caminho futuros de aprendizagem, acessibilidade e inclusão

  • Publicado: Terça, 18 de Junho de 2024, 11h35
  • Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2024, 12h11

Na última segunda-feira (10), o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realizou a oficina externa no Salão de Livro do Piauí (SALIPI) sobre acessibilidades e inclusão. O encontro foi ministrado pelo Prof. Me. Jailson Sousa, especialista em Moda Inclusiva e mestre em Design de Vestuário e Moda.

A palestra versou sobre o questionamento em relação à inclusão, em relação à acessibilidade da pessoa com deficiência no convívio social; De que forma é possível a conscientização; e em que forma se pode manifestar a luta em prol dessas pessoas e serem vistas na sociedade. Os ambientes precisam ser planejados e pensados nessa perspectiva da pessoa cadeirante, pessoa com deficiência visual e todas as outras. 

Palestra Moda Inclusiva

Durante o momento, o Prof. Jailson destacou a importância da oficina. “Que a gente comece a pensar e a se conectar com essa inclusão, com essa sensibilidade das pessoas com deficiência, porque é algo muito urgente e necessário nessa sociedade contemporânea que vivemos. Diante de outros recursos tecnológicos, as coisas se tornam mais fáceis de serem realizadas, serem projetadas, que a partir dos nossos princípios, das nossas decisões. Então, para promover a inclusão não necessariamente é preciso ser uma pessoa com deficiência para lutar por esses direitos. Eu costumo dizer que é direito das pessoas com deficiência serem incluídas e sensibilizadas,  é o dever de todos nós de lutar pelos direitos das pessoas com deficiência”, finaliza. 

 

CEAD no Salipi: Especializações realizam apresentações nesta segunda (10)

A tarde foi marcada pela a recepção dos visitantes, panfletagem e momentos de interação com o público 

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), vem realizando desde o primeiro dia do Salão do Livro do Piauí (SALIPI) diversas atividades de interação com o público e apresentação dos cursos oferecidos pelo Centro.

As professoras do curso de Especialização em Artes Integradas e a BNCC, explicaram que a pós-graduação tem como objetivo formar profissionais para a docência em artes nos anos finais do ensino fundamental.

Com duração de 12 meses, a especialização aborda as especificidades das linguagens artísticas e suas interconexões, além do conhecimento artístico e cultural de cunho popular. “No curso, o profissional tem a oportunidade de se especializar e desenvolver mais ainda seu repertório, uma vez que a grade curricular do curso oferta temas atuais que implicarão diretamente no dia a dia dos professores, com um Eixo de Formação específico com a BNCC e um Eixo de formação para carreira e projeto de vida”, explica Jheine Andrade, tutora da especialização.

Integrando e capacitando ainda mais os estudantes, a pós apresenta conteúdos que os profissionais provavelmente não tiveram contato em outros momentos de qualificação, como afirma a professora da disciplina de Circo, Lúcia Couto. “Assim como o Circo que é uma manifestação cultural muito rica, os outros temas abordados no nosso curso apresentam muitas riquezas que merecem ser reconhecidas e abordadas na academia”, declara.

Pos Artes Salipi

A equipe da Especialização em Matemática: suas tecnologias e o mundo do trabalho, também estiveram presentes no estande do CEAD/UFPI.  O Prof. Alan Kardec afirmou sobre a importância de espaços como esse em um evento culturalmente e intelectualmente tão respaldado no cenário estadual. “Nós devemos estar cada vez mais presentes no espaço de divulgação deste e dos demais cursos do CEAD/UFPI. Através das atividades que realizamos, já temos matriculados alunos de diversas regiões do país, que tem o acesso à educação facilitado através da modalidade EAD”, contou. 

Esta especialização, assim como a de Artes, também é dividida em 2 eixos temáticos. O específico, de matemática e suas tecnologias, e o comum, do mundo do trabalho. “Também com duração de 12 meses, na modalidade 100% EAD, já formamos mais de 120 alunos. O curso é voltado para todos os professores que atuam no ensino da matemática, podendo ser graduados nas áreas afins, que ministram aulas nesta matéria, possibilitando uma educação continuada”, declarou o Coordenador do curso de Matemática, Newton Araújo.

Pos Matematica Salipi

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página