Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI anuncia nova oferta de vagas para graduação e especialização
Início do conteúdo da página

12.06- CEAD/UFPI realiza mais uma tarde de atividades no Salão do Livro do Piauí (SALIPI)

  • Publicado: Terça, 18 de Junho de 2024, 12h01
  • Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2024, 13h39

Palestras, panfletagens e lançamento de livros marcaram o dia 

O CEAD/UFPI segue no 6º dia de atividades na 22ª edição do SALIPI, que acontece na Universidade Federal do Piauí, em Teresina. Dentre as atividades realizadas na tarde do dia 12/06, professores e coordenadores do curso de Administração estiveram presentes no estande do CEAD/UFPI para divulgar e apresentar o curso aos visitantes. 

O curso de graduação em Administração tem como objetivo formar profissionais de excelência por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para o desenvolvimento das organizações privadas, públicas e do terceiro setor. “Temos uma equipe de profissionais qualificados, que aplicam os conhecimentos da nossa grade curricular e preparam os profissionais para o mundo do trabalho. Além do curso de Administração, contamos também com o curso de Administração Pública, sob coordenação da Prof.ª Joelita de Alencar. Ambos ministrados na modalidade EAD, contribuindo para o alcance de todos”, explica Mariane Gorete, coordenadora do curso de Administração.

Adm Publica no Salipi

Em sequência, houve o lançamento do livro, “Espanhol: Volume 1- Conversação”, escrito pela professora e coordenadora do curso de Espanhol do Núcleo Interdisciplinar de Formação e Integração Linguístico-Cultural (NINFIL), Margareth Torres. “Esse livro surgiu a partir da necessidade da criação de um material didático com um método de aprendizagem de espanhol com um padrão 100% CEAD. Está todo direcionado para o processo de conversação. A partir desse material, o aluno conseguirá aprender as 5 habilidades: a gramática, a tradução, a fala, a escuta e a expressão”, explica a professora.

Lancamento livro espanhol Salipi

Ao final do dia, houve ainda o lançamento do livro do professor Maurício Fernandes, do curso de Filosofia do CEAD/UFPI. A obra intitulada “Tópicos especiais em Filosofia da Tecnologia e da Técnica” aborda os conhecimentos do professor a partir de suas pesquisas. A concretização deste lançamento, ocorreu em uma das sessões do Bate-papo Literário do SALIPI, que reuniu estudantes, professores e entusiastas da literatura.

Filosofia no Salipi 1

 

AEE:  Curso de especialização realiza oficina pedagógica nesta quarta (12)

O curso de Especialização em atendimento Educacional Especializado do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), realizou na manhã da última quarta-feira (12), uma oficina pedagógica no estande do CEAD no Salão do livro do Piauí (Salipi): AEE Recursos Didáticos: Metodologias inovadoras para uma educação (mais) inclusiva. A atividade foi ministrada pelas professoras, Joana D’Arc, Mestre em letras, e pela professora Renata Bacelar, especialista em psicologia da Educação. A oficina é voltada para professores e profissionais que atuam diretamente com alunos com necessidades especiais, a fim de promover uma educação com inclusão. 

AEE NO SALIPI 2

A professora Joana D’Arc fala sobre o objetivo da oficina: “Estamos aqui com a professora Renata promovendo a oficina para tratar sobre os recursos didáticos como uma metodologia inovadora, que propõe motivar outros profissionais para trabalhar de forma mais significativa. Para que essa educação, principalmente das crianças especiais, seja realmente significativa e seja mais prazerosa”, afirma.

Dilma Andrade, coordenadora adjunta do curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), foi uma das participantes da oficina e mencionou sobre a relevância de atividades como essa: 

“Hoje, pela manhã, nós tivemos a oficina de AEE e recursos didáticos, ministrado por duas cursistas nossas, Renata e Joana. Elas apontaram a importância do professor conhecer o seu público, a partir deste conhecimento, elaborar e buscar recursos que sejam possíveis para melhorar o processo de aprendizagem. Foi um momento riquíssimo, de muitas trocas. Quem estava presente teve a oportunidade de vivenciar isso”, completa Dilma. 

AEE NO SALIPI 3

A oficina também contou com apresentação e confecções de materiais didáticos, voltados para a educação inclusiva. Recursos esses produzidos muitas vezes com produtos reciclados, como tampinhas, caixas de papelão, reforçando a ideia de que vários tipos de materiais podem ser utilizados para promover o desenvolvimento e conhecimento.

AEE NO SALIPI 1

 

CEAD NO SALIPI RECEBE LANÇAMENTO DO LIVRO “CERIMONIAL É & CERIMONIAL NÃO É”

Manoel Veras livroLivro é uma obra do cerimonialista e servidor aposentado Manoel Veras

Durante a 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi 2024), o Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) recebeu o lançamento do livro "Cerimonial é & Cerimonial não é" do servidor público aposentado e cerimonialista Manoel Veras. O evento contou com a presença de coordenadores, tutores, docentes e discentes na quarta, 12 de junho.

A obra visa orientar profissionais do cerimonial sobre as práticas corretas e incorretas na área. Dividido em duas partes, o livro aborda como deve ser o comportamento do cerimonialista e o que deve ser evitado, como arrogância e atrasos.

“Cerimonial lida com autoridades, lida com vaidades, lida com o tempo, então lida com vários tipos de utensílios de modo geral, que tem que entender de tudo para que todo evento possa sair com primazia. Primazia é o correto para o bem do público convidado, como para o bem do anfitrião”, explica o autor do livro.

Manoel Veras livro 2

Manoel Veras tem 27 anos de experiência como cerimonialista no Brasil. Ele começou sua carreira de forma humilde e, ao longo dos anos, ministrou cursos em diversos estados, incluindo São Paulo e Mato Grosso. Em 2024, ele continuará a compartilhar seu conhecimento através de cursos na Universidade Estadual Paulista (Unesp) contribuindo também para a revisão de manuais de cerimonial.

O lançamento de "Cerimonial é & Cerimonial não é" representa um marco importante para os profissionais de cerimonial. O livro de Manoel Veras promete ser uma referência indispensável, proporcionando orientações claras e práticas para garantir a excelência em eventos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página