Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado de Filosofia (PROFILO) recebe Prêmio UFPI de Dissertação 2020
Início do conteúdo da página

A Democracia venceu: Gildásio Guedes é o novo Magnífico Reitor da UFPI

  • Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 10h30
  • Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2020, 11h17

O escolhido pelo governo federal é o candidato mais votado pela comunidade Ufpiana.

capagildasio

O Prof. Dr. Gildásio Guedes, diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI - CEAD, o candidato mais votado pela comunidade universitária na consulta realizada em 12 de agosto, foi nomeado como Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí. A decisão do Governo Federal, chancelada pelo Presidente da República, é baseada na legislação a partir da análise da chamada Lista Tríplice, encaminhada pelo Conselho Universitário da UFPI.

Na eleição geral de agosto, o Magnífico Reitor teve ampla vitória na urna digital; recebeu 4.987 votos, sendo: 4.499 de estudantes, 269 de servidores técnico-administrativos e 219 dos docentes. Em segundo, ficou a chapa da então vice-reitora Nadir Nogueira, com 4.168 votos: 3.561 de estudantes, 222 de servidores técnico-administrativos e 387 de docentes. Já o prof. André Macedo ficou em terceiro lugar, com 3.864 votos: 2.787 de estudantes, 747 de professores e 330 de servidores técnico-administrativos. Entretanto, por questão de peso diferente dos votos de cada uma das três categorias (o voto dos professores tem peso de 70% no computo final, enquanto votos de alunos e funcionários tem peso de 15%), André Macedo foi declarado vencedor da consulta à comunidade.

O Magnífico Reitor Gildásio Guedes Fernandes é formado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí, com mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de Campinas e doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará, com ênfase em Tecnologias Digitais. Atualmente, é Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI). O vice-reitor é o professor doutor Viriato Campelo, Diretor eleito do Centro de Ciências da Saúde da UFPI.

O novo reitor afirma que a fase de disputa democrática entre os candidatos e seus apoiadores terminou, e que a hora, agora, é de união, de pensamento e trabalho focado na UFPI, com uma administração voltada a todos, alunos, professores e técnicos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página