Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Apoio: CEAD/UFPI torna público Processo Seletivo destinado às funções de apoio logístico
Início do conteúdo da página

Agosto Lilás: CEAD/UFPI realiza evento sobre campanha

  • Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 09h42
  • Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2022, 10h19

WhatsApp Image 2022-09-01 at 03.47.00.jpegEncerramento da campanha contou com palestra, aula de dança e café da manhã. 

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) recebeu a defensora pública estadual Lia Medeiros para um bate-papo sobre as ações de combate e prevenção da violência contra as mulheres. A palestra fez parte do encerramento da campanha Agosto Lilás, desenvolvida pelos membros do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU).

Além do encontro, nesta quarta-feira (31), também foi realizada aula de dança e foi oferecido um café da manhã aos servidores. Segundo a diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery, a proposta do encerramento da campanha Agosto Lilás com a palestra reforça as orientações e informações a respeito da violência de gênero. A diretora ainda ressalta a importância da ação junto aos servidores e colaboradores com o objetivo de formar multiplicadores dessa informação. “Hoje, nós pudemos produzir conhecimento específico no qual é domínio das pessoas que atuam diretamente nas redes de proteção. Esse também é um momento do CEAD em proporcionar bem-estar no trabalho com ações desenvolvidas pela nossa equipe do PDU ao longo do mês de agosto e em poder atuar na formação de multiplicadores a partir do conhecimento aqui produzido com a Dra. Lia Medeiros”, declara Lívia Nery. 

A defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado da Mulher em Situação de Violência, Lia Medeiros, explica que o momento de debate e exposição do tema é importante porque além de se poder trazer à tona a temática referente à violência doméstica, pode-se discutir formas de se buscar e de se efetivar a proteção necessária às vítimas. “Temos o Agosto Lilás para discutir sobre o que é a violência doméstica. É importante que as mulheres saibam acessar os serviços e mecanismos aos quais têm direito para colocar em prática a proteção em situação de violência doméstica e familiar. Então, participar desses momentos em ambiente de universidade é acreditar que os participantes serão multiplicadores desse conhecimento e, muitas vezes, fontes em situações onde presenciem ou sejam procurados para passar as informações necessárias”, comenta a defensora pública. 

A organizadora do evento Agosto Lilás no CEAD/UFPI, professora Antonella Sousa, explica que as atividades realizadas durante o mês são dedicadas ao conhecimento, interação e bem-estar dos funcionários da unidade. “A palestra da qual participamos hoje é uma das atividades propostas dentro do programa ‘Gestão do bem-estar no ambiente do trabalho’, do nosso Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU). Neste Centro, temos 40 mulheres, sendo 7 servidoras e 33 colaboradoras. Então, objetivamos integrá-las por meio da socialização de ações como essas no intuito de trazer bem-estar para o ambiente de trabalho. Para esse evento, realizamos uma manhã de alegria, organizamos um super café da manhã e contamos com aula de dança. Estamos gratas”, celebrou a professora Antonella.

registrado em:
Fim do conteúdo da página