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Alunas do Polo de Elesbão Veloso apresentam artigo em Seminário Nacional

  • Publicado: Quinta, 10 de Abril de 2025, 09h14
  • Última atualização em Quinta, 10 de Abril de 2025, 09h14

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A apresentação do artigo aconteceu no último dia 26 e discutiu avanços e possibilidades da BNCC para professores na Educação Infantil

Alunas do curso de Pedagogia do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), do Polo de Elesbão Veloso, apresentaram nesta semana  o artigo ‘’Vivências e possibilidades na Base Nacional Comum Curricular’’. O artigo que busca orientar práticas pedagógicas para professores na Educação Básica aborda como o ensino de conteúdos pedagógicos  são relevantes na graduação e na atuação profissional dos professores. Os resultados  do artigo serão publicados na revista Educação Pública.

De acordo com a professora Michelle Ribeiro, a publicação do trabalho contribuiu para uma prática pedagógica alinhada às necessidades da Educação e na preparação desses profissionais para atuar no âmbito educacional, levando em conta desafios atuais. “O trabalho vai ajudar na vivência em sala de aula dos discentes que estão na formação inicial do curso. É muito importante para o CEAD/UFPI trazer essa possibilidade de os alunos crescerem enquanto alunos que produzem e pesquisam”, disse.

Para a estudante do 5° período do curso de Pedagogia, Iara Maria Oliveira, a pesquisa trouxe resultados na área acadêmica e vai ajudar a nortear o futuro profissional das discentes no curso. “Acredito que isso influencia e muito no meu aprendizado e na minha vida acadêmica, principalmente para a escrita do meu TCC,  incentivando que outras pessoas possam usar o trabalho para iniciar a produção acadêmica no âmbito da graduação”, afirma.

Ainda de acordo com outra participante do trabalho, Isamara de Cássia Sousa, também estudante de Pedagogia, a experiência foi enriquecedora e a ajudou no processo de preparação para atuação na sala de aula. “A partir de agora vou começar a trabalhar com o ensino infantil, o trabalho publicado vai me ajudar a entender como trabalhar nesse campo de experiência, onde a gente vai ensinar as crianças a se conhecerem desde o início, por gestos, por fala, por brincadeiras, e isso somou muito no meu aprendizado e foi de muita relevância para o nosso curso de Pedagogia também”, completou.

A estudante Luana Aguiar, discente do 5° período de graduação em Pedagogia do CEAD/UFPI e integrante da pesquisa, ressalta a satisfação da publicação do artigo e a oportunidade de uma integração entre a vida acadêmica e a profissional. “Estou muito feliz e grata pela aprovação do nosso artigo e pela oportunidade de apresentarmos em um Seminário Nacional, com certeza, através da pesquisa, iremos alcançar lugares incríveis e experiência na carreira da docência. Almejo que esse seja o primeiro de muitos artigos para meu futuro profissional’’, finalizou. 

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Sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver na Educação Básica, contemplando o Ensino Infantil, Fundamental e Médio. O objetivo da BNCC, de acordo com o MEC, é elevar a qualidade da Educação no país por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem com foco na necessidade e no interesse dos estudantes,  promovendo uma educação mais inclusiva.  

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