Artigo: Contribuições e Impactos do planejamento otimizado de Estações de Carga e Geração Fotovoltaica
Publicação em revista Qualis A1 destaca avanços na infraestrutura para veículos elétricos e geração distribuída no Brasil
O artigo “Nova estratégia de preços de carregamento variável aplicada ao planejamento multiobjetivo de estações integradas de carregamento rápido e lento de veículos elétricos e recursos energéticos distribuídos”(título traduzido)*, publicado pelo professor Rafael Ferraz, do curso de Energias Renováveis do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), aborda a alocação e o dimensionamento otimizado de estações de carga para veículos elétricos e de geração distribuída fotovoltaica na rede elétrica. A principal contribuição do estudo é demonstrar que um planejamento adequado dessas infraestruturas pode integrar a nova demanda de recarga de veículos sem a necessidade de investimentos em expansão do sistema elétrico. Além de mitigar os impactos na rede, o trabalho visa reduzir os custos para os proprietários de veículos elétricos, alocando estações em regiões estratégicas do sistema de tráfego.
A publicação em uma revista de renome internacional, como a Electric Power Systems Research, é de grande importância para o CEAD/UFPI. Ferraz ressalta a relevância da pesquisa e os impactos gerados pela atuação do Centro. "A visibilidade no eixo da pesquisa contribui para a formação de parcerias com outras universidades nacionais e internacionais, atraindo novos pesquisadores e futuros projetos de pesquisa financiados, ampliando o alcance e a relevância do CEAD/UFPI no cenário científico", pontuou Rafael
De acordo com o professor, essa conquista também pode inspirar os alunos do CEAD/UFPI a se interessarem pela pesquisa científica. "O engajamento dos docentes em pesquisas científicas e a colheita de seus frutos por meio de publicações relevantes permite ao aluno enxergar que estar em uma universidade não significa apenas cursar disciplinas de sua série curricular, mas também participar de projetos de pesquisas, tornando-se um investigador e contribuindo para o avanço da ciência por meio da resolução de problemas específicos" destacou Ferraz.
O processo de elaboração do artigo envolveu um tema em ascensão nas pesquisas. O pesquisador ainda explica: "Para ter acessibilidade em uma revista renomada como a Electric Power Systems Research, é necessário que os pesquisadores apresentem rigor metodológico, com o intuito de garantir um trabalho robusto e resultados consistentes, capazes de contribuir para o avanço científico na área," ressaltou o professor.
O reconhecimento acadêmico, como essa publicação, pode impactar a percepção sobre a educação a distância no Brasil. "A educação a distância é frequentemente associada apenas ao ensino remoto, porém, o reconhecimento acadêmico através dessas publicações demonstra que a educação a distância também é um espaço que nos proporciona interação de forma direta com a ciência”, concluiu Ferraz.
*Título original: Novel variable charging pricing strategy applied to the multi-objective planning of integrated fast and slow electric vehicle charging stations and distributed energy resource
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