Página inicial > Últimas Notícias > V Colóquio Filosofia da Técnica acontece nos dias 26 a 28 de março

Borboletando: Projeto de vídeo-historinhas chega a 3ª edição

• Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2022, 16h38
  • Última atualização em Domingo, 04 de Setembro de 2022, 11h42

WhatsApp Image 2022-08-24 at 09.42.42.jpeg

Novas temáticas são relacionadas ao folclore brasileiro através de uma abordagem lúdica e pedagógica.

Com início no ano de 2020, o projeto “Borboletando... Em casa também se aprende!” faz parte do projeto de extensão “Em Busca de Extensionistas para o Enfrentamento do Coronavírus” da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O objetivo das produções lúdicas apresentadas é proporcionar o desenvolvimento de atividades voltadas ao incentivo pedagógico no âmbito virtual.

O Borboletando traz inovações por meio do uso de tecnologias digitais em razão do período pandêmico no qual foi criado. O projeto faz parte das ações extensionistas previstas no âmbito do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL). A coordenadora do "Borboletando", Profa. Sandra Ramos, explica que o direcionamento dos vídeos criados reforça o dinamismo e a educação utilizando-se de elementos regionais de fácil compreensão pela comunidade. "A principal característica das historinhas é abordar temas atuais e relevantes, envolvendo crianças da Educação Infantil e de séries iniciais do Ensino Fundamental. As videoaulas trazem contação de histórias, música e orientação de atividades pedagógicas no canal do YouTube", explica Sandra.

Como pontapé inicial, atendendo a uma demanda direta de professores da rede pública municipal de Teresina, as três primeiras histórias tratam sobre Lendas Piauienses, homenageando o mês do Folclore. A professora Sandra também ressalta que apesar do período crítico pandêmico já ter se encerrado, a temática “Coronavírus” será sempre foco do projeto. “As histórias abordam temas atuais, podendo ser usadas pela comunidade em geral, dentro e fora da escola. O projeto Borboletando usa a criatividade para tratar de um tema complexo de forma a facilitar a discussão sobre a covid-19”, finaliza a coordenadora Sandra Ramos.

O Borboletando traz inovação e criatividade através do uso de tecnologias digitais, da arte e da educação inclusiva para a formação de professores e diretores escolares, sendo um dos pilares de atuação do PRIL. Se você ficou interessado, confira a apresentação do projeto e os vídeos publicados no canal.

Apresentação do projeto

Novas histórias: