Página inicial > Últimas Notícias > CEAD articula realização de Congresso Nacional e Internacional no Piauí

CEAD articula realização de Congresso Nacional e Internacional no Piauí

• Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 11h27
  • Última atualização em Terça, 19 de Março de 2019, 08h13

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí articulou com a Administração Superior da UFPI, representada na ocasião pela Vice-Reitora Nadir do Nascimento Nogueira e com a Universidade Estadual do Piauí, na figura do Vice-Reitor da UESPI, Evandro Alberto de Sousa, na manhã desta segunda-feira (21), a realização do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud) e do V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, a serem  sediados ao final deste ano no Piauí, provavelmente, em novembro de 2019.

1

Da esquerda para a direita: presidente da UniRede, Alexandre Martins dos Anjos; Coordenadora UAB, Liana Cardoso; Vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira; Vice-diretora do CEAD, Lívia Nery; Diretor do CEAD, Gildásio Guedes

Foto: Andréa Patrícia

Nas palavras do Diretor do CEAD e Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) / UFPI, Professor Doutor Gildásio Guedes Fernandes, os eventos conjugados “[...] serão de relevância para o fortalecimento do ensino a distância do Estado, como momento que permitirá somar esforços de três  fortes instituições públicas do Piauí, incluindo o Instituto Federal do Piauí (IFPI)”. Por isso, desde já, articulamos os passos para que tudo ocorra de forma satisfatória.”

2

Diretor do CEAD, Professor Doutor Gildásio Guedes

Foto: Emanuel Victor

Em nível macro, o evento em suas ramificações, é promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), com o intuito de promover o desenvolvimento científico e tecnológico da educação a distância (EAD) não apenas no Estado, mas em território nacional. No primeiro momento, o diálogo entre os realizadores se deu no campus Ininga, onde está a sede da Reitoria da UFPI, momento que Nadir Nascimento, na condição de vice-reitora dessa Instituição enfatizou os benefícios do Esud e do V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância para o intercâmbio de informações e experiências entre os envolvidos, haja vista que a experiência em EAD no  âmbito do PI vem sendo reconhecida em nível nacional. Acrescentou, então: “temos uma história exitosa, com avaliação extremamente positiva dos cursos.”

3

Vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira

Foto: Emanuel Victor

No Congresso, as instituições públicas de ensino superior – universidades federais, estaduais e institutos federais – planejam tratar de estudos e pesquisas na modalidade a distância, incluindo o avanço crescente dessa modalidade de ensino. Nesse momento, Alexandre M. dos Anjos, presidente da UniRede, acrescentou que “o ESUD foi realizado, em 2018, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ou seja, também na região Nordeste, o que comprova o quão vem se desenvolvendo educação com qualidade nessa parte do Brasil, aliada a pesquisas de qualidade. No ESUD, congregamos a troca de experiência e idealizamos o que é possível fazer em conjunto.”

4

Presidente da UniRede, Alexandre M. dos Anjos

Foto: Emanuel Victor

Após a reunião na UFPI, o diretor do CEAD, Gildásio Guedes, o presidente da UniRede, Alexandre dos Anjos, e a Coordenadora Adjunta do CEAD, Liana Cardoso, se dirigiram à UESPI, para articular a parceria. Na instituição, o Reitor em exercício, Evandro Alberto, destacou que estarão dispostos a contribuir, e que vivenciam clima de congraçamento “diante do empenho em trazer o evento para o Estado, uma vez que a iniciativa fortalece nossa imagem ainda mais, no que concerne ao campo da educação,” conclui o Professor Evandro.

5

Da esquerda para a direita: presidente da UniRede, Alexandre M. dos Anjos; Coordenador UAB UESPI, Franklin Oliveira; Pró-Reitora adjunta de planejamento e finanças da UESPI, Joseane Leão; Coordenadora Adjunta UAB UFPI, Liana Cardoso; Diretor CEAD UFPI, Gildásio Guedes; Reitor em exercício UESPI, Evandro Alberto e Pró-reitor de ensino e graduação UESPI, Pedro Soares

Foto: Andréa Patrícia

Já no período da tarde, a reunião foi realizada com representantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI). A instituição assumiu o compromisso de ser um dos organizadores do evento. “O Instituto Federal do Piauí participará da ação. Ofereceremos salas, auditórios, a infraestrutura física para garantir a realização do Congresso”, destaca Raimundo Meneses, coordenador Geral UAB/IFPI.

CEAD IFPI

Da esquerda para a direita: o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Luís de Oliveira e Silva; representante da Diretoria de Ensino Técnico, Márcio Aurélio Carvalho de Morais; Diretor CEAD UFPI, Gildásio Guedes; o Reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima; o Coordenador Geral UAB/IFPI, Raimundo Nonato Meneses Sobreira; representante da Diretoria de Políticas Pedagógicas, Orideia de Sousa Lima e o Pró-reitor de administração, Paulo Borges da Cunha.