Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Adote um Copo: CEAD/UFPI promove campanha para redução de descartáveis 
Início do conteúdo da página

CEAD/UFPI anuncia o I Encontro de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

  • Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 15h22
  • Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 10h40

SITE As inscrições para o evento começam no dia 16 de novembro e seguem até o dia 01 de dezembro

O Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) anuncia o I Encontro de Cursos de Pós Graduação Lato Sensu, sob o tema “Tecnologias e os Desafios na Formação de Professores”, com o objetivo de reunir educadores de todo o Brasil, a fim de explorar as complexidades e oportunidades que as novas tecnologias trazem para a formação docente. O evento acontece dos dias 14 a 16 de dezembro, de forma remota. 

O encontro vai contar com especialistas, pesquisadores e profissionais da educação para discutir e compartilhar dicas e insights sobre como enfrentar os desafios, capitalizando as oportunidades oferecidas pelas tecnologias. Para isso, o evento garante uma grade rica na programação, trazendo palestras, workshops práticos e mesas-redondas para proporcionar uma imersão no tema.

O coordenador do evento, Prof. Tarso Caselli, explicou a importância do encontro na relação da formação dos docentes e como esse conhecimento, em relação às novas tecnologias, pode agregar em sala de aula. Segundo Caselli, o encontro pode ensejar uma troca entre os profissionais da educação e ainda frisou a necessidade da adequação aos meios sociais existentes na realidade brasileira.

“A questão do desafio das tecnologias no ensino faz parte de tudo e de todo mundo. Como é que eu consigo enfrentar e vou levar a tecnologia para uma tribo indígena, para uma comunidade quilombola, para uma favela, para periferia ou para um centro urbano mais desenvolvido? Então, cada local tem suas particularidades, como também tem os itens em comum, desafios em comuns. Logo, o objetivo do encontro é esse: mostrar as experiências, poder trocar experiências e trocar conhecimento, para entendermos as melhores práticas que estão acontecendo no momento, além de quais dificuldades podemos contribuir para resolução”, comenta o professor.

Apesar da inteligência artificial ser um ponto de destaque nos últimos tempos quando se fala de tecnologia, em especial para ajudar nestes ramos da educação, o coordenador fez um alerta em relação a sua utilização e declarou que o intuito do evento é abordar tecnologias já consolidadas e reconhecidas no mercado, como a arte em sala de aula e a gamificação.

"O Encontro não vai ter um foco em inteligência artificial. Embora a gente esteja em um momento que é um "boom" de marketing da inteligência artificial, ela ainda não é inteligência plena. Ela é um algoritmo que, por meio de um grande banco de dados, ele tem vários dados e consegue replicar e prever comportamentos. Mas, nós vamos sim ter tecnologias, como, por exemplo, a utilização do Canvas, pois, ao contrário do que a gente pensa, nem todos os professores e alunos têm acesso e domínio da tecnologia. Então, a principal questão do encontro é passar tecnologias como métodos também de ensino mais tecnológicos, por exemplo, a gamificação, como também o uso da arte em sala. Então, são métodos e usos de conhecimentos tecnológicos para o ensino", finalizou o Prof. Tarso Caselli.

O evento foi divido em três eixos de conhecimento nomeados de Grupos de Trabalho ligados às áreas de formação docente em que o CEAD/UFPI atua. Cada eixo está dividido em Grupos de Trabalho que irão promover minicursos online para apresentação de trabalhos científicos. Os trabalhos serão apresentados na forma de resumo expandido que deverão ser enviados no ato da inscrição. Os melhores trabalhos serão selecionados para apresentação online no evento e os demais que forem aprovados serão publicados nos anais do encontro.

Para os educadores que estiverem interessados em participar do Encontro, basta acessar o link entre os dias 16 de novembro e 1º de dezembro. Além disso, os docentes podem encontrar o template com as diretrizes para organização do resumo expandido aqui. Para retirada de dúvidas e mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail coorceadevento@gmail.com

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página