Página inicial > Últimas Notícias > Apoio: CEAD/UFPI torna público Processo Seletivo destinado às funções de apoio logístico

CEAD/UFPI realiza 1º Seminário de Avaliação dos Cursos de Especialização

• Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2023, 21h24
  • Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2023, 21h25

Seminário 4

Encontro aconteceu no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Química (CCN) durante a manhã e tarde do dia 02 de maio

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realizou, na última terça-feira (02), o I Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Especialização do CEAD/UFPI. O evento propõe a apresentação de experiências e atividades desenvolvidas por cerca de 15 cursos contemplados na modalidade EaD. Durante a abertura, estiveram presentes o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes; a Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira; o Vice-Diretor do CEAD, Idelmir Ferreira e o Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Edmilson Miranda.

Segundo o Reitor Gildásio Guedes, o êxito dos cursos do CEAD/UFPI está relacionado diretamente à condução de todo o processo. O reitor também pontua que a Universidade precisa se fazer presente e os alunos não podem ser apenas estatísticas, mas indivíduos que estejam na sociedade prestando serviços com a melhor qualidade. “É muito importante acompanharmos as atividades das especializações que se iniciaram e também das que estão chegando. E nós da Universidade Federal do Piauí acreditamos que é essencial esse momento, a fim de avaliar, acompanhar e refazer metas para a melhoria dos cursos oferecidos pelo CEAD/UFPI”, comentou.

ceadavaliaçãopós coordcom

Estiveram presentes o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes; a Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira; o Vice-Diretor do CEAD, Idelmir Ferreira, o Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Edmilson Miranda, dentre outros

O Vice-Diretor do CEAD/UFPI, Prof. Idelmir Ferreira, agradeceu o trabalho desempenhado pela equipe dedicada ao funcionamento dos cursos e ressaltou a relevância nacional dos programas desenvolvidos pelo Centro. “O CEAD/UFPI vive um momento ímpar com vários programas e, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), oferece cursos de especialização para todo o Brasil. Reforço nossos agradecimentos ao Prof. Welter Cantanhêde, nosso Coordenador Institucional para os Cursos de Especialização, que tem se dedicado ao acompanhamento da qualidade e avaliação dos cursos. Aproveito também para parabenizar todos os coordenadores e professores envolvidos nessa tarefa”, destacou.

Para a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira,  o Seminário é oportuno, pois marca o início da avaliação dos cursos e propõe, sobretudo, a troca de experiências de modo a valorizar as atividades desenvolvidas, qualificando ainda mais os alunos.  “O Prof. Welter teve uma experiência exitosa na avaliação dos cursos stricto sensu enquanto esteve na PRPG. Então, foi iniciado lá esse trabalho. No lato sensu, temos uma demanda crescente e, diretamente, também a necessidade de qualificação de profissionais, principalmente do Ensino Médio. Esse seminário marca o início da avaliação da qualidade dos programas lato sensu, contribuindo para a excelência da UFPI”, explicou.

Seminário 2

Coordenador da Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, Prof. Neuton Alves de Araújo

Acompanhando o desenvolvimento dos cursos ofertados, o Coordenador Institucional dos Cursos de Especialização do Programa de Formação de Professores da Educação Básica CEAD/UFPI, Prof. Welter Cantanhêde, pontuou o encontro como um marco para a instituição, promovendo o contínuo desenvolvimento das ofertas. “Estamos dando início às atividades de acompanhamento e avaliação das qualidades dos Cursos de Especialização do CEAD. Uma tarefa bastante importante, pois precisamos nos conhecer como instituição e os cursos que estamos desenvolvendo a fim de avançarmos como Instituição”, celebrou.

A Coordenadora da Especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, Profª. Luciana Aquino, comenta sobre a dimensão do evento no tocante à troca de experiências e o auxílio dos coordenadores e professores entre si. “O Seminário vem trazer tudo que os professores -suas experiências nas ofertas- e os novos professores -que vão coordenar esses cursos- precisam observar para poderem atuar. E esse encontro oferece isso, a socialização e a disponibilização à comunidade acadêmica do conhecimento sobre os cursos que estão acontecendo no âmbito da UFPI”, enfatizou.

Seminário 1

Com o início do curso previsto para junho de 2023, a coordenadora da Especialização em Química e suas Tecnologias, Profª Josy Osajima, comemora a oportunidade de participar das apresentações, conhecendo as possibilidades e aplicações práticas na resolução de conflitos. “Participar deste seminário foi um momento ímpar porque pudemos trocar experiências, principalmente para a minha coordenação, que vai se iniciar em breve. Então, saber a vivência e a experiência de outros coordenadores é muito gratificante e nos ajuda a prever dificuldades que poderemos ter. Estou empolgada e agradeço a oportunidade”, finalizou.