Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Novembro azul: CEAD/UFPI realiza roda de conversa em alusão à campanha
Início do conteúdo da página

CEAD/UFPI realiza aula inaugural dos cursos Superiores de Tecnologia

  • Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 11h24
  • Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 11h24

IMG 0247

“Por serem bastante voltados para a parte prática, os profissionais aqui formados poderão, imediatamente, atuar junto ao mercado de trabalho”, pontuou Lívia Nery.

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), por meio do Programa de Expansão da EaD nas Universidades Federais – Reuni Digital, realizou a aula inaugural dos Cursos Superiores de Tecnologia em Energias Renováveis e Gestão de Dados. O evento aconteceu no auditório do curso de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e recebeu o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Prof. Gildásio Guedes, a diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery, e outros membros gestores da UFPI.

De acordo com o reitor da Universidade, Prof. Gildásio Guedes, a parceria entre os diretores foi crucial para a oferta dos cursos com excelência. O gestor ainda ressalta o pioneirismo da Instituição na área.

“Os três diretores, a professora Lívia Nery (CEAD/UFPI), o professor Edmilson Moura (CCN) e professor Marcos Lira (CT) se unem para atender a uma necessidade da comunidade. E, por exemplo, o curso de Energias Renováveis é muito importante, pois não temos nenhuma outra graduação nesse sentido. É um curso que prepara e proporciona habilidades para o desenvolvimento profissional equilibrado com bons resultados, tanto dentro da nossa Universidade quanto na sociedade”, pontuou.

A diretora do CEAD/UFPI, Profª Lívia Nery, reforça o objetivo da oferta dos cursos como essenciais para a promoção do desenvolvimento local. Para Lívia, uma das principais vantagens dos Cursos Superiores de Tecnologia é a alta empregabilidade após a formação.

“Os cursos foram pensados para que trabalhássemos fortemente, junto à sociedade piauiense e brasileira, no investimento aos recursos renováveis com profissionais capacitados e habilitados para o exercício das suas profissões de modo comprometido socialmente com a referência dada pela Universidade Federal do Piauí. Por serem voltados para a parte prática, os profissionais aqui formados poderão, imediatamente, atuar junto ao mercado de trabalho”, explicou a diretora do CEAD/UFPI.

O coordenador do curso de Energias Renováveis e vice-diretor do CEAD/UFPI, Ildemir Santos, comenta que a proposta do curso visa preparar e formar especialistas na área. O coordenador ainda destaca a missão de disponibilizar ao mercado a mão de obra necessária para reduzir o déficit de capital humano habilitado.

“Expectativas grandes em torno do curso de Energias Renováveis. Por isso, procuramos ferramentas que possam, realmente, proporcionar uma mão de obra qualificada para engrandecer, cada vez mais, o nosso estado. E essa área é ricamente explorada no Piauí. Logo, almejamos formar grandes profissionais”, enfatiza.

Para Ivenilton Moura, coordenador do curso de Gestão de Dados, o encontro reforçou os objetivos do curso e oportunizou a interação dos alunos no encontro presencial.

“Cada um deles veio dedicado, tiraram dúvidas sobre variados assuntos e entenderam a proposta do curso. Serão três anos que requerem muito empenho, pois terão desafios, como qualquer curso em instituição pública de ensino superior. Acredito que os alunos vão lograr êxito pelo perfil que demonstraram durante a aula, pelo nível de curiosidade que tiveram”, declara.

Para o diretor de Administração Acadêmica (DAA), Prof. Leomá Matos, o início dos cursos ressalta o empenho da administração superior em formar profissionais alinhados com a necessidade do estado piauiense.

“Os cursos Superiores de Tecnologia são um importante passo para o estado do Piauí e passam a ser protagonistas dessa história. Os Centros de Ciência da Natureza (CCN) e de Tecnologia (CT) juntamente com o CEAD/UFPI e os docentes da UFPI dão o pontapé inicial em promover, trazendo para o estado e para todo o país, profissionais especialistas nessa área. A UFPI tem se empenhado bastante em avançar na produção de material humano que possa ser qualificado e trazer grandes frutos para o Piauí”, ressalta.

Segundo o diretor do Centro de Tecnologia da UFPI (CT), Marcos Lira, o Piauí tem recursos mais do que suficientes para a produção de energia limpa e renovável. Desta forma, Lira celebra o início dos cursos e o início da formação de mão de obra qualificada e necessária para a prosperidade do estado.

“Os cursos têm tudo para alavancar o desenvolvimento do estado. O Piauí tem o 4º maior potencial de energia eólica e solar do Brasil. Temos a maior usina solar e eólica da América Latina. Então, o curso de Energias Renováveis vem para suprir a necessidade de recursos humanos, visto que temos um déficit grande de empregos e pessoas qualificadas nesta área”, comenta Marcos Lira.

A advogada e aluna iniciante do curso de Energias Renováveis, Marilene Barbosa, afirma estar confiante na formação e celebra a oportunidade de fazer parte da primeira turma.

“Estou com uma expectativa maravilhosa nesse curso, que é promissor e precursor de muitas coisas boas, além de pioneiro no estado do Piauí. Espero concluí-lo da melhor forma possível”, finaliza.

IMG 0211

Cursos do Programa de Expansão da EaD nas Universidades Federais – Reuni Digital

O campo de Energias Renováveis é uma área cada vez mais emergente e, do ponto de vista socioeconômico, que agrega todos os princípios de desenvolvimento sustentável e de preservação do meio ambiente. Ter profissionais qualificados na área, sobretudo,   contemplando regiões do estado onde as características geográficas e ambientais são propícias à instalação e desenvolvimento de tais energias, é de interesse e necessidade da sociedade piauiense.

Já o curso de Gestão de Dados tem um projeto pensado para a gestão dos negócios em cada um dos diversos segmentos econômicos que demanda por profissionais capazes de aferir e tratar dados para que as decisões estratégicas sejam corretamente balizadas. O curso tem a missão de contribuir para uma demanda de profissionais qualificados para enfrentar os desafios impostos pela área em crescimento em nível mundial.

Para mais informações, os interessados podem acessar a página dos cursos clicando aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página