Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do curso de Xadrez do CEAD/UFPI desenvolve projeto em Barras/PI
Início do conteúdo da página

Diálogo de Saberes: Evento internacional sobre identidades coletivas acontece nos dias 28 e 29 de junho

  • Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 11h14
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 20h30

Diálogo de SaberesCEAD/UFPI é um dos parceiros do encontro que faz intercâmbio interdisciplinar com colaboração entre universidades, indígenas e quilombolas

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) é um dos colaboradores do "Diálogo de Saberes", encontro com a temática “Partilhas afropindorâmicas para a justiça racial global, do Piauí às Américas” que acontece nos dias 28 e 29 de junho na UFPI. O evento tem por objetivo fazer um intercâmbio entre representantes indígenas, quilombolas e pesquisadores. 

De acordo com a professora e pesquisadora de cultura étnica da Universidade Rutgers-EUA, Laura Lomas*, o evento tem duas histórias de origem, sendo uma no passado colonial, aparentemente distante, e a outra na história mais recente de resistência à injustiça racial nos Estados Unidos e no Brasil. Segundo Lomas, o objetivo das palestras é mostrar as conexões entre esses períodos históricos e compartilhar estratégias sobre como nomear, expor e reparar a injustiça racial nas respectivas sociedades e, especificamente, dentro das instituições de ensino superior. 

“Nosso evento ‘Diálogos de Saberes’ destaca conhecimentos Afropindoramicos, de raiz africana e indígena. Enfatiza os séculos de colaboração e destreza em criar formas boas de viver, para comunidades indígenas e afrodescendentes.  Também vamos falar sobre como a expressão cultural e uma relação respeitosa com as forças da natureza nos ensina um modelo alternativo para enfrentar a injustiça racial persistente e atitudes anti-preto, anti-indigena e anti-pobre em nossas sociedades e nossas universidades. Os quilombos e as comunidades tradicionais do Piauí, em particular, oferecem modelos que nos permitem esperançar, criam esperanças para nos afastarmos de séculos de dominação branca, para a convivência e o respeito mútuo”, explicou Laura.

O evento acontece na ADUFPI e no CCE com objetivo de buscar facilitar o intercâmbio interdisciplinar de conhecimento e promover a justiça racial global por meio da colaboração entre indígenas, quilombolas, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Rutgers, a Universidade Estadual de Nova Jersey. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://dialogosdesaberes.ceadufpi.com/

Confira a programação:

28.06

17H -> ADUFPI Credenciamento 

18H -> Salão Principal ADUFPI Abertura com alinhamento energético 

18H15 - 18H30 -> Apresentação do Projeto 

18H30 - 20H -> Título da Roda de Conversa: Como as mestras/mestres indígenas e quilombolas contam suas próprias histórias 

20H - 21h -> Lançamento do livro: "A terra dá, a terra quer" 

21H - 22-> Atividade Cultural 

 

29.06

10H - 12H -> Título da Roda de Conversa: Como os diálogos de saberes podem mudar a universidade?

14H - 15H30 -> Título da Roda de Conversa: Violações dos direitos humanos dos indígenas e quilombolas: o que as instituições podem fazer?

15H30 - 16H -> Canção e dança das crianças Warao

16H - 17H30 -> Título da Roda de Conversa: Direito à terra: violências, descasos e denúncias

18H30 - 19H30 -> Lançamento do livro "Nasci nas matas, nunca tive senhor: história e memória dos mocambos do baixo Amazonas.

19H30 -> Encerramento

 

*Laura Lomas, professora (Ph.D. Columbia 2001), leciona estudos comparativos americanos, literatura e cultura latina/o/x, literatura étnica e imigrante dos Estados Unidos e das Américas, literatura feminina, estudos do século XIX e estudos das teorias feministas e descoloniais no Departamento de Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Americanos da Rutgers University, Newark.

registrado em:
Fim do conteúdo da página