Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Rádio Universitária inaugura painéis em grafite em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil
Início do conteúdo da página

CEAD/UFPI realiza palestras sobre saúde mental

  • Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 13h02
  • Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 09h01

Setembro 1

Bate papo contou com profissionais da psicologia, sociologia e educação física

O mês de setembro reforça a importância do cuidado com a saúde mental. Apesar de não ser restrito a este período, o diálogo durante a campanha ‘Setembro Amarelo’ ratifica a missão do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) em abrir espaços e momentos de debate sobre o tema.

O autocuidado é um conjunto de ações promovidas para cuidar e promover melhor qualidade de vida para si. Com a temática “Autocuidado e valorização da vida”, profissionais da sociologia, psicologia e educação física explanaram o assunto em suas particularidades. De acordo com o professor Thiago Meneses, professor de Ciências Sociais da UFPI, os ambientes de trabalho precisam ser leves e propícios ao equilíbrio entre produtividade e bem-estar.

“Tratar sobre saúde mental no local de trabalho é algo fundamental, além de necessária constante abertura em ambientes organizacionais. O indivíduo não é uma máquina, mas tem sentimentos e sensibilidades. E, por isso, o gestor deve saber que a satisfação do funcionário, na promoção da leveza e bem-estar, torna o trabalho mais produtivo. Do contrário, um ambiente de trabalho tumultuado e pesado, será, consequentemente, menos produtivo. Inclusive, até numa perspectiva utilitária e capitalista, é inteligente que haja a promoção desse ambiente leve”, explica.   

Setembro 2

A profissional de Educação Física, Ana Luiza, ratifica o movimento do corpo como importante ação em busca da saúde, seja física ou mental. Segundo a profissional, a constância pode ser alcançada desde a escolha das atividades mais prazerosas. 

“A prática de exercício físico promove o aumento dos níveis de serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pelo bem-estar. Logo, quem se exercita tem melhora na autoestima e benefícios diversos para a rotina da pessoa. Por isso, é importante a procura de uma atividade prazerosa, para que se evite relacionar esses momentos com algo estressante e obrigatório”, finalizou Ana Luiza.

registrado em:
Fim do conteúdo da página