Página inicial > Últimas Notícias > Chamada Pública para seleção de monitores para atuação no ESUD/CIESUD 2019.

Centros de Convivência para idosos: defesa de Mestrado aborda a temática

• Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 15h28
  • Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 15h33

Membro do CEAD realiza defesa de mestrado

Com o intuito de demonstrar a importância dos Centros de Convivência para pessoas idosas, enquanto equipamentos públicos gerenciáveis para o desenvolvimento social local, em um contexto do aumento da população, foi defendida, na manhã dessa segunda-feira (17), a pesquisa de Mestrado intitulada ‘Importância dos Centros de Convivência para idosos no desenvolvimento local de Teresina (PI)’.

O estudo foi desenvolvido pelo assistente em administração do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/ UFPI), Cristhian Rego Passos, vinculado ao Mestrado Profissional da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. A defesa foi realizada no Espaço Integrado I do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPI.

"O envelhecimento populacional é uma preocupação global, desafiando os modelos de proteção social empregados atualmente, de forma que precisam de adaptações em prol do desenvolvimento. Os Centros de Convivência se colocam como alternativas significativas de atenção, fortalecimento dos vínculos familiares e potencialização das capacidades dos idosos que são atendidos por esses equipamentos, dando-lhes suporte para que, por meio da inclusão e cuidados, possam angariar melhores níveis de desenvolvimento social, e, indiretamente, econômico, tendo em vista que idosos saudáveis e ativos se constituem em recursos formidáveis paras as famílias e para a sociedade", comenta o estudioso sobre a escolha da temática.

A banca avaliadora foi composta pela Professora Doutora Adriana Castelo Branco de Siqueira, orientadora; Professor Doutor Manoel Ricardo Arraes Filho, examinador externo ao programa e Professora Doutora Maria Fernanda Brito Do Amaral, examinadora interna.

Confira mais fotos: