Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI oferta a única Especialização em Xadrez pública do Brasil
Início do conteúdo da página

Curso de Turismo realiza I Jornada de Turismo, Inovação e Sustentabilidade

  • Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 12h09
  • Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 12h42

ituris

Primeira jornada acontece em Bom Jesus para discutir tendências, desafios e oportunidades

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realiza, por meio do Curso de Bacharelado em Turismo, o I TURIS - Jornada de Turismo, Inovação e Sustentabilidade, nos dias 8 e 9 de março de 2024, no Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus/PI.

Criar vivência turística única e inovadora aos nossos discentes, que seja sustentável e responsável. Segundo a coordenadora do curso de Turismo, Prof.ª Dr. Regina Pacheco, o objetivo da jornada é oferecer experiências autênticas e imersivas, que permita o discente explorar a cultura local, a natureza e a história de forma única e inovadora, desenvolvendo práticas sustentáveis e responsáveis em todas as etapas da jornada turística.

“O evento foi pensado como uma oportunidade para os participantes explorarem, aprenderem e colaborarem em questões cruciais para o futuro do turismo, com foco na inovação e na busca por práticas mais sustentáveis. A busca pela sustentabilidade se tornou uma jornada imprescindível para o desenvolvimento de qualquer destino turístico que pretenda se tornar um local mais seguro, justo, inclusivo e competitivo. Isto só é possível promovendo experiências que respeitem o meio ambiente, culturas da região e contribuam para o desenvolvimento sustentável, e ao mesmo tempo em que insere elementos inovadores para melhorar a qualidade do turismo da região”, explica a coordenadora.

Para o Apoio Educacional do curso de Turismo, Alyne Costa, o evento traz o diferencial da inserção da inovação tecnológica com o uso de aplicativos móveis, inteligência artificial, redes sociais entre outras ferramentas para melhorar a vivência do profissional e dos demais usuários.

“A jornada vem para reforçar a importância da inovação e sustentabilidade, discutindo as tendências, os desafios e as oportunidades na área do turismo. Além disso, a proposta do encontro também é estimular melhores práticas e estratégias de organização, coletando dados para entender como os turistas interagem com o local, como se deslocam pela cidade. Por isso, escolhemos a vivência hoteleira, o turismo religioso e os Cânions do Viana, onde vamos trabalhar a valorização da preservação ambiental, a utilização de meios de transporte sustentáveis (bicicleta, caminhada, etc), a adoção de práticas de reciclagem, redução de resíduos, entre outras iniciativas”, finaliza Alyne.

Sobre o evento:

O I TURIS tem o foco de criar uma abordagem interdisciplinar, reunindo especialistas de diversas áreas, como Turismo, Inovação, Meio Ambiente, Tecnologia e Economia. A Jornada será em formato híbrido (presencial e on-line), permitindo que participantes de diferentes locais se envolvam, incentivando debates, workshops e grupos de discussão.

Estarão presentes profissionais renomados, como a Profª Me. Mafalda Patualeia, Diretora do Departamento de Turismo, em Lisboa-Portugal; a Profª Me. Amanda Cristina Nobre, Empresária bonjesuense; Profª Me. em Patrimônio, Samila Catarino; e as Gestoras Financeiras, Profª Me. Salvina Veras e Profª Dr. Cristiane Veloso abordando os cases de sucesso, inovação e práticas sustentáveis.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever acessando o SIGAA clicando aqui. Procure a aba "Extensão" ao lado esquerdo > Ações de extensão > Ano 2024 > Clique em buscar > Procure pelo título "1º TURIS: JORNADA DE TURISMO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE" > Desça toda a página e selecione em "Clique aqui para fazer a sua Inscrição".

 

Programação:

Dia: 08 de março

8h- Abertura

Credenciamento

Boas vindas/ apresentação dos participantes

 

9h- Palestras I

Tema: Turismo e Inovação

Prof(a): Amanda Nobre

 

10h- Palestra II

Tema: Preservação do patrimônio histórico e cultural da região de Bom Jesus-PI ( com transmissão ao vivo)

Prof(a): Samila Catarino

 

11h- Palestra III

Tema: Guia de turismo e as práticas sustentáveis

Prof(a): Amanda Nobre

 

12h às 13h30 -Intervalo para Almoço

 

14h às 17h -MESA REDONDA

Tema: Turismo e Finanças: Desafios e Oportunidades

Participantes:

  • ● Profissionais do Turismo
  • ● Empresários
  • ● Gestores Financeiros

 

17h- ENCERRAMENTO

 

Dia: 09 de março

8h- 13h30 VIVÊNCIA HOTELEIRA

  1. GURGUÉIA PARK HOTEL- 8h30 (Cristino Castro)
  2. GURGUÉIA PALACE HOTEL - 11h00 (Bom Jesus)

15h30- 18h TOUR RELIGIOSO

  1. Capela Nossa Senhora de Fátima 
  2. Igreja Matriz 
  3. Catedral Diocesana de Bom Jesus 
  4. Salão do Sertão de Bom Jesus 
registrado em:
Fim do conteúdo da página