Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Esud e Ciesud: aberto período para submissão de trabalhos
Início do conteúdo da página

Direção do CEAD/UFPI participa do 2º Ciclo Formativo do PRILEI em Brasília

  • Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2024, 12h45
  • Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2024, 12h45

PRILEI BSB

Evento reuniu educadores de diversas regiões do país, com o objetivo de capacitar os profissionais para os desafios da educação básica

No início do mês de dezembro, a diretora do CEAD/UFPI, Profª. Livia Nery, juntamente com coordenadoras de curso e programas institucionais, participou do 2º Ciclo Formativo do Programa Institucional de Fomento e Indução da Formação Inicial e Continuada de Professores (Prilei), realizado no Ministério da Educação (MEC) em Brasília - Distrito Federal.

A Diretora do CEAD/UFPI, Profª. Lívia Nery, destacou a importância do programa para a evolução da educação no Brasil. “Um evento como esse possibilita a reunião de várias redes de ensino e a avaliação dos cursos ofertados nas respectivas instituições. Além disso, o Ministério da Educação fica a par de todos os projetos, ações e inovações apresentadas no evento”, explicou.

A Coordenadora Institucional do programa Prilei na UESPI, Profª. Márcia Percília, explicou sobre as decisões acertadas durante o encontro. “Apesar do Prilei ser um evento para apresentação e troca de conhecimentos, acertamos junto à banca propostas de melhoria nos cursos de formação inicial e continuada, especialmente na educação integral. Também pudemos discutir novos acordos para a continuidade de ações que integrem a teoria e a prática na educação docente”, destacou Márcia.

CEAD e PRILEI

Professoras Lívia Nery e Márcia Percília

As ações educacionais no âmbito do Prilei incluem a oferta de cursos inovadores de licenciatura alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Programa Escola em Tempo Integral. Esses cursos são articulados com a rede pública desde o início, com a realização de projetos de extensão e atividades práticas. De acordo com a coordenadora do Núcleo do PRIL em Floriano, Profª. Roberta Gomes, em Floriano, as práticas já começaram desde o início do curso.

“Há o compromisso de monitoramento e avaliação permanente, para garantir a qualidade e a adequação dos currículos às demandas reais da educação básica. Sendo assim, continuaremos atentos às demandas que surgirão em cada região onde o Prilei está presente, pois cada lugar tem uma realidade que deve ser respeitada. Focaremos também na divulgação de nossas ações por meio de pesquisa, porque o registro e compartilhamento de nossas ações é necessário”, detalhou Roberta.

Profa Roberta Gomes PRILEI

O 2º Ciclo Formativo do Prilei representa um marco na busca pela melhoria da educação básica no Brasil. Com a continuidade de ações e a implementação de novas estratégias, o CEAD/UFPI segue promovendo a educação de qualidade e a inclusão social por meio de suas iniciativas formativas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página