Diretor do CEAD recebe medalha ‘Heróis do Jenipapo’
“É com muita satisfação que recebo a medalha, pois é um coroamento do trabalho conjunto de todos aqueles que estão comigo no CEAD e na UFPI formando novos talentos e espalhando a presença da Universidade em todo o território piauiense”. Assim o diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí Professor Doutor Gildásio Guedes Fernandes descreve a homenagem que recebeu na quarta-feira (13).
A ação foi realizada durante a Solenidade Cívico-Militar em comemoração aos 196 anos da Batalha do Jenipapo, na qual o professor foi homenageado com a medalha ‘Heróis do Jenipapo’. “Já é a segunda vez que sou homenageado pelo Estado, na primeira vez, com a comenda da Ordem Estadual do Mérito Renascença. E agora, nesta segunda vez, fico mais feliz”, comenta Gildásio.
Professor Doutor Gildásio Guedes
O diretor foi homenageado por indicação da Prefeitura de Campo Maior, por meio do Prefeito José de Ribamar Carvalho, pelos serviços prestados no desenvolvimento da Educação a Distância no Estado e no referido Município. A programação das atividades comemorativas envolveu uma Missa e Culto em Ação de Graças, às 12h e 14h, na Catedral de Santo Antônio e na Primeira Igreja Batista de Campo Maior, respectivamente.
Logo após, às 16h, foi realizada a Solenidade Cívico-Militar, que contou com um desfile militar; apresentação da peça teatral ‘A Batalha do Jenipapo’; Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí’ e entrega da Medalha ‘Heróis do Jenipapo’, no Monumento que leva o mesmo nome. “Essa medalha eu repasso para todos aqueles que de forma direta e indireta contribuíram com meu trabalho, ninguém faz nada de bom sozinho”, conclui, com gratidão, Gildásio Guedes.
Diretor do CEAD recebe medalha ‘Heróis do Jenipapo’
Diretor do CEAD recebe medalha ‘Heróis do Jenipapo’
História da Batalha
A Batalha do Jenipapo ocorreu as margens do riacho que possui o mesmo nome, no dia 13 de março de 1823, sendo considerada uma das batalhas mais sangrentas feitas pela Independência do Brasil.
A luta consistiu na junção de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas.
No enfretamento os brasileiros estavam armados com facões, machados e armas artesanais e mesmo perdendo a luta, fizeram com que a tropa desviasse seu destino.
Redes Sociais