Página inicial > Últimas Notícias > Educar em Direitos Humanos: uma perspectiva para o ensino de Filosofia em sala de aula

• Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 08h24
  • Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 08h38

“A escola é um espaço diverso e, para que possamos criar um local de reconhecimento, respeito e solidariedade, é necessária uma educação em direitos humanos, para isso, a filosofia pode contribuir bastante”. Assim, o discente Leônidas da Silva explica a escolha da temática de sua pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Filosofia do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD / UFPI).

Na tarde da última terça-feira (9) o estudante apresentou a temática do “Educar em Direitos Humanos: uma perspectiva para o ensino de filosofia em sala de aula”, durante sua defesa de mestrado, realizada no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPI.

Defesa do Mestrado Profissional em Filosofia

A pesquisa tem como objetivo implementar, em sala de aula, a educação em direitos humanos, a partir de uma visão não hegemônica. Para isso, visa levar em consideração as diversidades culturais nas quais os estudantes estão inseridos e contribuir para uma perspectiva do ensino da filosofia.

“A sala de aula é o lugar de encontro da multiplicidade, educar em direitos humanos no ensino de filosofia nesse ambiente é uma transmissão filosófica a partir da práxis, que possibilita pensar uma educação emancipatória”, destaca o acadêmico.

A banca examinadora foi composta pelo orientador, Professor Doutor Gildásio Guedes, diretor do CEAD, e pelas Professoras Doutoras Elnora Gondim e Maria do Socorro Borges da Silva, da Universidade Federal do Piauí.