Formação inclusiva: oficina do Projeto Borboletando foca em práticas pedagógicas para o TEA
Atividade aconteceu no dia 24 de abril e integrou ações do programa Prilei em parceria com o curso de Pedagogia (CCE/UFPI)
Alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (CCE/UFPI), juntamente com o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei) realizaram, na última quarta-feira (24), uma oficina de jogos direcionada a alunos de Pedagogia que se preparam para atuar na educação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O momento aconteceu na sala de vídeo e sala 475, ambas do CCE.
A atividade foi desenvolvida com a coordenadora do “Projeto Borboletando”, Prof.ª Sandra Ramos, nos turnos da manhã e tarde, com foco na inclusão, desenvolvimento cognitivo e estímulo motor por meio de práticas lúdicas. A proposta da oficina buscou aproximar a teoria da prática, proporcionando aos estudantes de Pedagogia uma vivência real de estratégias pedagógicas voltadas à educação inclusiva.
A professora conta da importância do projeto. “Nós já temos aí quatro anos de estrada e tem sido maravilhoso trabalhar com os alunos de Pedagogia aqui da UFPI, do Prilei. Porque nós estamos contribuindo para a formação desses futuros professores. E realizamos, de uma forma muito especial, uma oficina de jogos para pessoas com transtorno do espectro autista. A Universidade está cumprindo o tripé do ensino, pesquisa e extensão. Essa oficina de criação de jogos será aplicada na comunidade junto com a AMA (Associação de Amigos do Autista)”, explicou a Prof.ª Sandra.
Com jogos adaptados e dinâmicas sensoriais, o evento ofereceu um espaço acolhedor e interativo para os acadêmicos de Pedagogia, ao mesmo tempo em que reforçou o compromisso da Universidade com a formação de professores preparados para lidar com a diversidade nas escolas.
A aluna do 7º período do curso de Pedagogia (Prilei), Raimunda Alcino, acrescenta do caráter especial da oficina. "A gente elaborou esse momento para celebrar neste mês de abril a Conscientização ao Autismo/ Abril Azul. Então, com essa oficina voltada para os alunos de espectro, estamos desenvolvendo jogos direcionado a esse público, para alunos com TEA", pontua Raimunda.
O Projeto Borboletando é uma iniciativa que visa promover práticas pedagógicas inclusivas, aproximando os futuros educadores das realidades escolares e sociais que envolvem o atendimento educacional especializado.
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