Página inicial > Últimas Notícias > Tutor: CEAD/UFPI lança edital para Tutor de Licenciatura em Química

Gestores do CEAD participam de reunião sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional

• Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 12h13
  • Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 12h17

1

Na manhã dessa quarta-feira (19), gestores do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) participaram de uma reunião com representantes da Diretoria de Governança da UFPI, com o intuito de debater o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que compreenderá de 2020 ao ano de 2024. A reunião abordou projeções e objetivos para operacionalização do plano.

“A equipe da Pró-reitoria de Planejamento veio ao CEAD, representando a diretoria de Governança. Aqui, escutamos o Centro a respeito de suas metas, e, com isso, visamos executar o principal objetivo do PDI, que é apresentar as propostas para construção da instituição, incluindo todos os aspectos, sejam pedagógicos ou administrativos”, destaca Teresa Christina Honorio, Procuradora Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da UFPI.

O PDI é um documento que identifica a Instituição de Ensino Superior, desde suas diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e atividades acadêmicas desenvolvidas ou em planejamento. A elaboração do PDI pelas Universidades Federais é uma exigência estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). “Hoje, durante as nossas avaliações pelo MEC, o PDI é o documento que mostra o perfil da instituição, qual sua missão, o que ela se propõe e qual a importância dela para o Estado e para o País” acrescenta a procuradora.

2

O passo seguinte, após a reunião, é que o dirigente responsável do Centro selecione uma comissão destinada para a articulação e apresentação das demandas relacionadas ao CEAD. Após isso, as solicitações serão encaminhadas e reunidas pela Diretoria de Governança, setor responsável por discutir as fragilidades da Universidade e identificar quais ações podem ser tomadas.

“A comissão em cada Centro é um diferencial apresentado na reunião. Através dela, serão levantadas as demandas e avaliado o que foi implantado, dentro do que foi projetado. Essa é uma nova forma de desenvolver o PDI, mais efetiva, pois, muitas vezes, se projeta, mas não se analisa se foi realmente efetivado. Ficamos felizes com a reunião, pois teremos uma forma mais participativa e colocaremos pontos específicos do Centro. Foram novidades que nos deixaram contentes”, conclui Eliesé Rodrigues, coordenador do curso de Ciências Biológicas do CEAD.