Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prazo de cadastro de atividades
Início do conteúdo da página

XIV Encontro de Coordenadores de Polo acontece em Teresina

  • Publicado: Domingo, 04 de Setembro de 2022, 08h08
  • Última atualização em Domingo, 04 de Setembro de 2022, 11h20

auditorio Encontro Coordenadores

  O evento aconteceu nos dias 01 e 02 de setembro no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) da UFPI e contou com a presença de gestores das IES públicas do Piauí.

Após quase três anos, o encontro que reúne coordenadores de polos, coordenadores de curso e gestores da rede de instituições superiores retorna com atividades presenciais. Na oportunidade, os coordenadores de polo puderam acompanhar o desenvolvimento do ensino EaD com dados e informativos de cada cidade onde o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) está presente. O evento aconteceu nos dias 1 e 2 de setembro e contou com a participação de representantes da UFPI, IFPI, UESPI e da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC/PI).

Para a diretora do CEAD/UFPI, Lívia Fernanda Nery, o momento foi oportuno para que todos pudessem avaliar, propor e avançar nas metodologias e perspectivas da Educação a Distância no estado do Piauí. "É um momento onde as coordenações de curso e as coordenações de polo podem interagir e refletir sobre os encaminhamentos que foram tomados durante os anos que estivemos assoberbados pelos problemas da pandemia e sobre os novos cursos que irão iniciar em 2023. Nós precisamos transformar o mundo e transformá-lo num lugar melhor. Essa é a nossa missão enquanto formadores", pontuou a professora.

livia nery

Profa. Lívia fernanda Nery da Silva, diretora do CEAD/UFPI

Segundo o reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes, o encontro reforça os avanços do Ensino a Distância e reflete sobre o que foi realizado há mais de uma década no EaD. "É uma sensação de retorno para sempre. Bem significativo, um retorno quase que glorioso, pois temos um planejamento para crescer e para manter o que já conquistamos ao longo desses últimos 12 anos. De forma que a UFPI confia plenamente na gestão do CEAD/UFPI para implementar as políticas desta modalidade", celebrou o reitor.

 

WhatsApp Image 2022 09 04 at 09.02.09 1

Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes Fernandes

O reitor da UESPI, Evandro Alberto de Sousa, ressalta que trazer a oportunidade de interação entre os coordenadores de polo e os gestores faz a diferença no trabalho de cada localidade. "São os coordenadores que estão lá na ponta trabalhando com os estudantes e professores. Depois do período de distanciamento, fazer esse encontro com todos aqui, retomando as atividades, é muito importante. Acreditamos no Ensino a Distância e que a educação superior transforma a vida das pessoas", comentou o gestor.

WhatsApp Image 2022 09 04 at 09.02.07

Reitor da UESPI, Prof. Evandro Alberto de Sousa

O coordenador do Ensino a Distância do IFPI, Raimundo NonatoSobreira, definiu o papel de cada instituição como promotora de oportunidades na educação piauiense. "Esse encontro é fundamental para a continuidade do projeto EaD no Piauí. Essa oportunidade das três instituições fomentadoras do Ensino a Distância juntas propicia a mudança do processo, de verdade, para o início de uma nova EaD piauiense", relatou Sobreira.

No âmbito da gestão estadual, o encontro também recebeu a superintendente do ensino superior da SEDUC, Maria de Lourdes Lopes. Para ela, o evento ratifica os esforços conjuntos para que toda a rede de ensino piauiense tenha ótimos resultados. "Estamos em um evento de retorno. Juntamente com a UFPI, a UESPI e o IFPI conseguimos trazer nossos 50 coordenadores de polo. Desta forma, conseguiremos estreitar, cada vez mais, a relação entre as unidades, além de celebrar a abertura de novos cursos. Um momento de recomeço", completou a superintendente.

Para os coordenadores, a oportunidade do encontro presencial é para, além da socialização, a apresentação das demandas e resultados locais. "Foi um encontro muito esperado, mostrando um retorno após um período de pandemia. Trabalhávamos remotamente e, agora, pudemos socializar e integrar nossos coordenadores e IES. Ou seja, trouxemos nossas demandas para proporcionar sempre uma educação de qualidade", finalizou a coordenadora do polo de Luzilândia, Ludmila Riotinto.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página