Página inicial > Últimas Notícias > Biblioteca das Coisas Musicais é inaugurada na UFPI

JUBRA: CEAD/UFPI participa da 9ª edição dos Simpósios da Juventude Brasileira

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 12h29
  • Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 12h29

Abertura JUBRA

A abertura do IX JUBRA aconteceu no Cine Teatro da UFPI, no dia 29/11

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou nos dias 29/11, 30/11 e 01/12 o IX JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. Na edição de 2023, o evento trouxe o tema "Juventudes e outros modos de viver: rebeldias, resistências e autonomias". A solenidade de abertura ocorreu no Cine Teatro e trouxe apresentações musicais e artísticas. Dentre elas, a apresentação de religiões de matriz africanas, a bateria cabulosa dos estudantes do curso de Medicina da UFPI, o quarteto de violões do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Anna Valentina Gonçalves cantando o hino do Piauí, a apresentação do grupo de mulheres jovens Islan Aias e de breakdance.

A coordenadora geral do IX JUBRA, Prof.ª Lila Cristina Xavier Luz, celebrou a oportunidade da edição ser realizada na UFPI e a diversidade cultural trazida pela juventude brasileira. “É uma honra declarar aberta essa sessão solene em abertura ao JUBRA. E é com muita alegria que sediamos esse evento na UFPI. Queremos festejar esse momento rico em cultura, diversidade e educação, e pretendemos fazer mais encontros além da 9ª edição”, pontuou a coordenadora.

Segundo o Vice-Reitor da UFPI, Prof. Viriato Campelo, a Universidade se sente honrada em receber e apoiar um evento que congrega pesquisadores brasileiros e estrangeiros para a discussão de pesquisas, programas e projetos sociais referentes à juventude. “Sem a juventude nada seria possível. Então, ao longo dos dias de evento serão discutidos temas que concernem à juventude, desde pesquisas científicas até assuntos com temática social e que fazem parte do cotidiano. Nestes 50 anos de UFPI, a Universidade está preocupada em estar cada vez mais próxima da sociedade”, ressaltou.

PRESENTES

"Parabéns pela escolha da temática que reflete muito bem os votos de viver dessa juventude", comentou Prof.ª Lívia Nery

Para a diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), Profª Lívia Nery, o evento se configura como uma potência ao serem observadas a diversidade cultural, religiosa e social. Nery ainda exalta a escolha da temática trabalhada nos dias de evento.

“É motivo de muita alegria compartilhar esse momento com colegas pesquisadores e pesquisadoras das áreas que interdisciplinarmente atravessam as juventudes. Pois, é um espaço vasto que podemos pesquisar, por exemplo no meu caso, no âmbito da comunicação, essa percepção das formas e expressões desses jovens, como o hip hop, break dance e grafismo, além de como eles se comunicam e o que comunicam, como se revelam e constroem um mundo melhor. Então, parabéns pela escolha da temática que reflete muito bem os votos de viver dessa juventude: rebeldias, resistências e autonomias, para transformação do mundo para as próximas gerações”, finalizou.

A mesa de honra para a abertura do IX JUBRA foi composta pelas seguintes autoridades: Prof. Viriato Campelo, Vice-Reitor da UFPI; Prof.ª Lívia Nery, Diretora do CEAD/UFPI; Prof.ª Marcoelis Carvalho, Gerente Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI); Prof.ª Eliane Marques, Diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI); Prof.ª Heloísa Bezerra, Presidente da Rede JUBRA; Prof.ª Ana Beatriz Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação; e Prof.ª Regilda Araújo, Pró-Reitora de Pós-Graduação. Além disso, destacou-se a presença do Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes, e da Prof.ª Deborah Dettmam, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI.