Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Histórias de sucesso: CEAD/UFPI desenvolve projeto ‘Transformar vidas e acolher distâncias’
Início do conteúdo da página

Justiça Restaurativa: Curso de extensão trabalha as práticas da cultura de paz

  • Publicado: Terça, 30 de Abril de 2024, 12h30
  • Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2024, 10h21

Card 1

CEAD/UFPI realiza evento 100% online dividido em quatro segundas-feiras, pela plataforma Google Meet

A história da humanidade é marcada pela crença de que ações punitivas corrigem o comportamento. Soma-se a isso a insatisfação da sociedade com a ineficiência da forma de fazer justiça, com índices alarmantes de violência e criminalidade. Entretanto, com as revelações mais recentes da neurociência, há a possibilidade de refletir e disseminar formas mais eficazes de resolver conflitos, na raiz de suas causas.

Segundo a advogada e facilitadora Wilca Cavalcante, trabalhar a resolução de conflitos, na perspectiva da Justiça Restaurativa, significa incluir todos para participarem como sujeitos de direito, que podem e devem expressar suas opiniões nos temas que lhes afetam e, portanto, se responsabilizar por acordos que restauram as relações rompidas. 

"É sair de uma lógica linear e autoritária para abraçar a complexidade das relações de causa e efeito por meio da corresponsabilização e da colaboração. A justiça restaurativa foca em resolver conflitos e promover conexões através de espaços seguros e cooperativos. Ela valoriza a importância das histórias pessoais e da comunicação aberta. No Brasil, os métodos mais conhecidos são os processos circulares, como os círculos de paz e conflitivos. No entanto, o que realmente define uma prática como restaurativa é o seu conteúdo, não apenas a sua forma", explica a advogada. 

Desta forma, o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realiza o curso de extensão 'Justiça Restaurativa e suas práticas na implementação da cultura de paz' a ser realizado em quatro segundas-feiras, nos dias 13, 20 e 27 de maio e no dia 03 de junho de 2024. O curso acontece entre 18h30 e 22h, desenvolvido pela plataforma Google Meet e tem inscrições gratuitas.

A transmissão acontecerá pela sala especificada neste link

registrado em:
Fim do conteúdo da página