Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE PESAR: Informamos o falecimento de Francisco Dantas Fonseca, genitor da Técnica Administrativa do CEAD/UFPI, Ana Caroline Fonseca
Início do conteúdo da página

Mestrado Profissional em Filosofia comemora expansão nacional e número expressivo de candidatos inscritos para oferta 2022-2024 na UFPI!

  • Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 13h15
  • Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 13h15

A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFPI) tem a honra de compartilhar com toda a comunidade acadêmica que vivencia um momento bastante promissor para essa área de estudo na UFPI. Recebemos um número significativo de inscrições para a nova turma que entrará em 2022 e concluirá em 2024, o que se deve ao trabalho de divulgação das atividades do Programa, comprovando o excelente alcance dos canais de comunicação da UFPI, e às defesas concluídas até o momento pelos egressos desse Programa de Pós-Graduação.

O grupo docente interdisciplinar do PROF-FILO/UFPI é composto de professores de diversos departamentos, trazendo contribuições bastante diversificadas e proporcionando aos discentes uma ampliação significativa na formulação dos projetos de pesquisa. Além do DEFI (Departamento de Filosofia), conta com professores do DEFE (Departamento de Fundamentos em Educação), do DCJ (Departamento de Ciências Jurídicas) e do DM  (Departamento de Matemática),  inclusive com a presença do atual Reitor da UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes. O PROF-FILO/UFPI tem no Centro De Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) uma força propulsora para o avanço e permanência da filosofia na Educação Básica, principalmente no Ensino Médio. Atualmente, a coordenação das atividades está sob a responsabilidade dos professores doutores Maria Cristina de Távora Sparano (coordenadora) e Deyvison Rodrigues Lima (Subcoordenador).

A oportunidade da formação de professores e a qualidade dessa formação são as marcas registradas do trabalho do PROF-FILO/UFPI. Seguindo a expansão do programa nacional, com a adesão de novas universidades, foi realizado na UFPI um convênio internacional com a universidade de Moçambique com um efeito multiplicador de saberes muito mais amplo que a simples titulação para os alunos. Salientamos ainda que o PROF-FILO/UFPI, que é um mestrado profissional, confere o título de mestre a seus egressos na mesma condição de um mestrado acadêmico, possibilitando a continuidade de estudos de pós-graduação.


Atualmente são 16 universidades públicas associadas. A coordenação geral está centralizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo como coordenador O Prof. Dr. Eduardo Barra. Até o momento, foram titulados cerca de 220 professores, cujas dissertações podem ser conhecidas no site do programa da UFPR (http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/dissertacoes-defendidas/), onde se encontram também 21 dissertações defendidas pelos egressos do PROF-FILO/UFPI. Dada a amplitude das demandas dos 5 núcleos gestores,  as inscrições foram
prorrogadas até o dia 25.10.2021. Convidamos os professores interessados a se inscreverem, para tanto consultem o edital na página da UFPR  (http://www.prppg.ufpr.br/site/prof-filo/pb/processo- seletivo/processo-seletivo-nacional/)! Encontre nesse Site o Edital e demais documentos relacionados.

 


O curso

O curso, predominantemente presencial, tem como área de concentração o Ensino de Filosofia e tem o objetivo de proporcionar formação em nível de pós-graduação a professores de Filosofia da Educação Básica, preferencialmente aqueles que atuam na Educação Básica, preferencialmente, aqueles que atuam nas escolas das redes públicas de ensino. Ao centrar seus esforços na formação e capacitação para o ensino e a pesquisa dos professores da Educação Básica, o PROF-FILO/UFPI amplia e diversifica o esforço para que esse nível de ensino proporcione o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (Artigo 2º da Lei nº 9.394/96).


Consideramos que os egressos podem, além de continuar sua formação ingressando em programas de pós-graduação a fim de fazer o seu doutoramento, ocupar cargos administrativos e de gestão em Educação, debatendo programas, currículos e ações em seus respectivos municípios ou estados, esperamos que a experiência durante o programa possa enriquecer seu conhecimento do sistema educacional e das suas mais variadas necessidades e demandas. 

Prof. Dra. Maria Cristina de Távora Sparano (Comitê Gestor Nordeste)
Com informações do Site da UFPR.
Disponível em: http://www.prppg.ufpr.br/site/prof-filo/pb/
 
 
Créditos:
Eduardo Salles de Oliveira Barra
Coordenador Nacional do Mestrado Profissional em Filosofia – Prof-Filo
É Professor Doutor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná.


Maria Cristina de Távora Sparano
Coordenadora do Mestrado Profissional em Filosofia na UFPI - Prof-Filo/UFPI
É Professora Doutora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí –
UFPI, com Pós-doutorado em Epistemologia na UNIGE – Suiça.
Coordenadora do grupo de estudos Filosofia e Psicanálise do GT Filosofia e Psicanálise
da Anpof – Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.


Deyvison Rodrigues Lima
Subcoordenador do Mestrado Profissional em Filosofia na UFPI - Prof-Filo/UFPI
É Professor Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Coordenador do Grupo de Pesquisa "Genealogia do Político: poder, violência e
secularização" e do Projeto de Extensão "Observatório de Filosofia", na UFPI.
Membro do GT Filosofia Política Contemporânea (Anpof).

registrado em:
Fim do conteúdo da página