Página inicial > Últimas Notícias > Hoje 19h tem Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Filosofia com Prof. Dr. Walter Omar Kohan/UERJ. Participe!

• Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 18h51
  • Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 18h53

Hoje 19h tem Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Filosofia  com Prof. Dr. Walter Omar Kohan/UERJ. Participe!

“Convido todos, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral para a Aula Inaugural do Prof. Dr. Walter Omar Kohan, dia 01/09/2020, às 19h00, pela rede social https://www.youtube.com/c/PROFFILOMestradoProfissionalemFilosofia , quando teremos a ocasião de refletir sobre o papel e a importância da filosofia no momento atual - tempos de necropolítica. Vivemos tempos insólitos. A pandemia e o vírus da Covid-19 desagregam, tolhem nossa liberdade de ir e vir. Estamos subjugados a processos tecnológicos que se apresentam como uma alternativa para uma reflexão sadia. Com esse evento (on-line @mestrado.prof.filo), que marca o início de nossas atividades, queremos junto com nossos alunos do Prof-Filo/UFPI, que também são professores, em escolas espalhadas pelo Piauí, restaurar o processo inaugural da igualdade do humano entre humanos, além de nossas dificuldades. Sejam bem vindos!” Esse convite é da Profa. Dr.ª Maria Cristina de Távora Sparano, Coordenadora do Mestrado Profissional em Filosofia-Prof- Filo/CEAD/UFPI.
O convidado é docente da UERJ, doutor em filosofia, pela Universidad Iberoamericana, UIA, México, e vai proferir a conferência “Tempos de necropolítica e de pensamento: tempos de ensinar filosofia?”. De acordo com o currículo informado na plataforma lattes (http://lattes.cnpq.br/8252328432864159), “Walter Omar Kohan é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ). Foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC), vice-coordenador do GT de Filosofia da Educação de ANPED e Coordenador do GT ‘Filosofar e ensinar a filosofar’ da ANPOF. Publicou mais de 50 trabalhos em periódicos especializados em vários países e publicou ou organizou mais de 50 livros. Coordena desde 2007 o Projeto de Extensão em Escola Pública (Em Caixas a Filosofia em-caixa?, UERJ/FAPERJ) e Projetos de Pesquisa Interinstitucionais junto a Universidades Nacionais e Internacionais. É orientador de monografia, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de ensino de filosofia, infância e filosofia da educação”.

Sobre o Prof-Filo

O Mestrado Profissional em Filosofia é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência em todo o Brasil. O curso tem organização nacional e local. Estrutura-se a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local das atividades, e conta com um corpo docente responsável pelas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sua área de concentração é “Ensino de Filosofia” e as linhas de pesquisa “Filosofia e Ensino” e “Prática de Ensino de Filosofia”, sendo a primeira a adotada pela UFPI. É predominantemente presencial e confere aos concluintes o título de “Mestre em Filosofia”. Na UFPI, o Prof-Filo atualmente é coordenado pela Dr.ª Maria Cristina de Távora Sparano e pelo Dr. Deyvison Rodrigues Lima.

O que é um mestrado profissional?

Em linhas gerais, conforme Portaria Normativa do MEC Nº 17 de 28/12/09, um mestrado profissional é definido como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu que possibilita:
I – a capacitação de pessoal para a prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação;
II – a formação de profissionais qualificados pela apropriação e aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos;
III – a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias, bem como a capacitação para aplicar os mesmos, tendo como foco a gestão, a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos para a solução de problemas específicos.
Um mestrado profissional no modelo PROF é um programa em rede nacional que cumpre os princípios básicos de um mestrado profissional e que, em termos específicos, é voltado para a capacitação de professores atuantes no ensino fundamental e no ensino médio.