Página inicial > Últimas Notícias

O CEAD/UFPI participará do I Congresso “Realidade e Futuro da Universidade Federal” promovido pela ANDIFES

• Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 16h31
  • Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 16h42

Design sem nome 21

O centro de Educação Aberta e a Distância sob a coordenação da UFPI participará do I Congresso “Realidade e Futuro da Universidade Federal” promovido pela Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (Andifes), onde será apresentado de forma remota a Formação Docente: Responsabilidades e Desafios na Aplicação da Educação Mediada por Tecnologias. Dividido em três módulos, esta formação se deu por iniciativa do Professor Doutor Gildásio Guedes Fernandes, diretor do CEAD, da Pró-Reitoria de Ensino de Pós Graduação, com a participação e Apoio da Superintendência de Comunicação Social – SCS/UFPI e tem por objetivo principal formar docentes para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e para a aplicação dessas competências e habilidades em plataformas digitais como meios de ensino e aprendizagem, trazendo novos debates e abrindo novos espaços de convivência e de relações na docência.

O evento será composto por três momentos: na manhã do dia 17, cada universidade Federal realiza debate sobre os reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis para a retomada da normalidade das atividades. No período vespertino, os temas serão debatidos pelos colégios e fóruns assessores da Andifes. No dia 18, a partir das 8h30, ocorre a Plenária Nacional, ocasião em que todas as universidades, colégios e fóruns expõem as conclusões e apresentam uma síntese das respectivas reuniões do dia anterior. Às 17h, haverá uma conferência com o Professor Roberto Romano. O CEAD também apresentará outros atividades inerentes ao seu perfeito funcionamento.

O objetivo do congresso é apresentar à sociedade a experiência e as reflexões de cada uma das universidades Federais diante dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus. “O Congresso é uma forma de consolidar reflexões e melhorar a qualidade dos desacordos e dos consensos, prezando a palavra e as formas legítimas de argumentação, defendendo a democracia e a universidade pública”, afirma o presidente da Andifes, João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia.

Todo o evento, será realizado de forma virtual, é aberto e será transmitido por meio do link https://url.gratis/xmoRk.

Confira a programação completa aqui.