Página inicial > Últimas Notícias > I Ciclo de Palestras PRIL acontece nos dias 8 e 9 de setembro

Pint of Science: Evento científico reúne cerca de 200 pessoas em Teresina

• Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 08h22
  • Última atualização em Terça, 30 de Maio de 2023, 08h22

Foto capa

Cientistas apresentaram suas pesquisas para alunos e professores do CEAD/UFPI

A programação do Pint of Science Brasil 2023, evento científico que busca aproximar a ciência da sociedade de forma descontraída e acessível, aconteceu em 123 cidades simultaneamente em todo o Brasil, reunindo cerca de 600 pesquisadores ao todo. Em Teresina, entre os dias 22 e 24 de maio, em parceria com o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), o festival trouxe nove participantes que apresentaram os resultados de suas pesquisas sobre temas variados.

A Diretora do CEAD/UFPI, Dra. Lívia Nery, mencionou a felicidade de ver novamente o Pint of Science reunindo a sociedade para a divulgação de pesquisas em ambientes fora dos muros da Universidade. “Um evento como esse representa a nossa filosofia. Ou seja, quando nós saímos dos muros da academia e chegamos a diversos espaços para socializar o conhecimento para transformar a mentalidade das pessoas, transformamos o espaço acadêmico em um local mais social. Então, é lindo ver o festival retornando a Teresina. Fico radiante com tantas pessoas procurando conhecimento”, celebrou Lívia.

Foto profa Lívia

Diretora do CEAD/UFPI, Dra. Lívia Nery

Com o lema "Um Brinde à Ciência", o festival aconteceu no Locomotiva Irish Pub com a proposta de abrir um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público presente. O Coordenador de Tutoria do Curso de Administração do CEAD/UFPI e Coordenador do Pint of Science Teresina, Prof. Francis Fernandes, conta sobre a chegada do projeto na cidade. “Comemoramos um evento internacional que chegou em 2015 no Brasil. Em Teresina, teve início no ano de 2017 de forma tímida, se popularizando em 2019. Infelizmente, com a pandemia que se iniciou em 2020, não conseguimos dar continuidade por razões de segurança sanitária. Mas, em 2023, estamos concretizando esse ideal com um ambiente descontraído e com a leveza tão característica da ação. Estamos muito satisfeitos e agradecemos a presença de todos que nos visitam”, comentou o coordenador.

Foto Prof. Francis

Coordenador do Pint of Science Teresina, Prof. Francis Fernandes

Apresentando a palestra com título “Patrimônio Imaterial: Ciência na Memória das Mestras e dos Mestres de Cultura”, o professor de Música do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e pesquisador de Cultura Popular, Prof. Vagner Ribeiro, ressaltou a importância de mostrar as experiências e vivências de um povo, a fim de se tornarem conhecidas e compreendidas. “Eu pude trazer para os presentes a ciência na memória de mestres e mestras de cultura, envolvendo a pesquisa e a vivência de pessoas que se expressam por meio cultural. Realizo esses estudos por meio da antropologia, que entende e respeita esses saberes recorrendo ao próprio povo. O Pint of Science é muito importante em razão do objetivo de popularizar a ciência para conscientizar, respeitar e entender as tecnologias, sejam elas materiais ou sociais. E, assim, com a atenção necessária, possamos replicar e transformar o social”, pontuou Vagner.

A aluna do 1º período do curso de Administração, Camilly Vitória, esteve no festival com amigos da graduação e descreveu a sensação de ter aula em um ambiente fora da academia. “O Pint of Science é uma ideia bem bacana. Principalmente trazendo assuntos sobre os quais tenho curiosidade, como o de inovação, pois me chama bastante atenção. Tudo é feito de uma forma bem didática. Por isso, trazer esses assuntos para um ambiente agradável, confortável e de maneira inovadora faz toda a diferença. E isso facilita e inspira a vontade de aprender”, finalizou.

Foto aluna