Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE PESAR: Informamos o falecimento de Francisco Dantas Fonseca, genitor da Técnica Administrativa do CEAD/UFPI, Ana Caroline Fonseca

Pro-Filo comemora número recorde de candidatos inscritos na UFPI para oferta 2022-2024

• Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 17h29
  • Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 17h29

A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFPI) tem a honra de compartilhar com toda a comunidade acadêmica que vivencia um momento bastante promissor para essa área de estudo na UFPI. A Instituição recebeu um número significativo de inscrições de candidatos para a turma que iniciará em 2022 e concluirá em 2024, o que se deve ao trabalho de divulgação das atividades do Programa, à excelência dos canais de comunicação da UFPI e às defesas concluídas até o momento pelos egressos do Programa.

O grupo docente interdisciplinar do PROF-FILO/UFPI é composto de professores de diversos departamentos, trazendo contribuições bastante diversificadas e proporcionando aos discentes uma ampliação significativa na formulação dos projetos de pesquisa. Além do DEFI (Departamento de Filosofia), conta com professores do DEFE (Departamento de Fundamentos em Educação), do DCJ (Departamento de Ciências Jurídicas) e do DM  (Departamento de Matemática),  inclusive com a presença do atual Reitor da UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes. O PROF-FILO/UFPI tem no Centro De Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) uma força propulsora para o avanço e permanência da filosofia na Educação Básica, principalmente no Ensino Médio. Atualmente, a coordenação das atividades está sob a responsabilidade dos professores doutores Maria Cristina de Távora Sparano (coordenadora) e Deyvison Rodrigues Lima
(Subcoordenador).

tabela-atualizada das inscricoes para as turmas 2022-2024.jpggrafico-atualizado das inscricoess para as turmas 2022-2024.jpg

A oportunidade da formação de professores e a qualidade dessa formação são as marcas registradas do trabalho do PROF-FILO/UFPI. Seguindo a expansão do programa nacional, com a adesão de novas universidades, foi realizado na UFPI um convênio internacional com a universidade de Moçambique com um efeito multiplicador de saberes muito mais amplo que a simples titulação para os alunos. Salientamos ainda que o PROF-FILO/UFPI, que é um mestrado profissional, confere o título de mestre a seus egressos na mesma condição de um mestrado acadêmico, possibilitando a continuidade de estudos de pós-graduação.

Atualmente são 16 universidades públicas associadas. A coordenação geral está centralizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo como coordenador O Prof. Dr. Eduardo Barra. Até o momento, foram titulados cerca de 220 professores, cujas dissertações podem ser conhecidas no site do programa da UFPR (http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/dissertacoes-defendidas/), onde se encontram também 21 dissertações defendidas pelos egressos do PROF-FILO/UFPI. Dada a amplitude das demandas dos 5 núcleos gestores,  as inscrições foram prorrogadas até o dia 25.10.2021. Convidamos os professores interessados a se inscreverem, para tanto consultem o edital na página da UFPR  ( http://www.prppg.ufpr.br/site/prof-filo/pb/processo-seletivo/processo-seletivo-nacional/) ! Encontre nesse Site o Edital e demais documentos relacionados.

O curso

O curso, predominantemente presencial, tem como área de concentração o Ensino de Filosofia e tem o objetivo de proporcionar formação em nível de pós-graduação a professores de Filosofia da Educação Básica, preferencialmente aqueles que atuam na Educação Básica, preferencialmente, aqueles que atuam nas escolas das redes públicas de ensino. Ao centrar seus esforços na formação e capacitação para o ensino e a pesquisa dos professores da Educação Básica, o PROF-FILO/UFPI amplia e diversifica o esforço para que esse nível de ensino proporcione o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (Artigo 2º da Lei nº 9.394/96).

Consideramos que os egressos podem, além de continuar sua formação ingressando em programas de pós-graduação a fim de fazer o seu doutoramento, ocupar cargos administrativos e de gestão em Educação, debatendo programas, currículos e ações em seus respectivos municípios ou estados, esperamos que a experiência durante o programa possa enriquecer seu conhecimento do sistema educacional e das suas mais variadas necessidades e demandas.

Prof. Dra. Maria Cristina de Távora Sparano (Comitê Gestor Nordeste)
Com informações do Site da UFPR.
Disponível em: http://www.prppg.ufpr.br/site/prof-filo/pb/