Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado: emissão da Carteira Estudantil

Procura por Energias Renováveis aumenta e reforça potencial sustentável do Piauí

• Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 16h29
  • Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 16h30

A energia solar é a energia gerada a partir da luz e do calor do sol. Ela é considerada uma das fontes alternativas mais sustentáveis e limpas para o meio ambiente, podendo ser usada tanto para gerar eletricidade quanto para aquecimento de água em usinas.

Essa fonte energética é gerada por meio de aquecedores solares, painéis fotovoltaicos e usinas termossolares. Dentre as principais vantagens desse tipo de energia em relação a outras, como a hidroelétrica e a termoelétrica, é que a solar possui baixos impactos ambientais, sendo a fonte de energia com a menor emissão de poluentes e é uma ótima opção para países tropicais, a exemplo do Brasil.

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de 2023, o Piauí é o terceiro estado do país em produção de energia eólica e solar. Atualmente, o estado possui cerca de 50 empreendimentos de energia fotovoltaica, além de 27 em construção, reforçando seu potencial na área.

Nesse sentido, pensando na sustentabilidade do meio ambiente, o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) lançou o Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis. Conforme destaca o coordenador da graduação e vice-diretor do CEAD/UFPI, Prof. Ildemir Ferreira, o curso foi o mais procurado do Brasil na modalidade EAD.

Prof. Ildemir matéria

Professor Ildemir Ferreira, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis do CEAD/UFPI

“O Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis, ano passado, pelo relatório do INEP, se destacou entre os cursos novos ofertados em 2022, na modalidade EAD, como o mais procurado do Brasil. Isso mostra que a Universidade Federal do Piauí acertou na necessidade da sociedade em ter um curso com esse perfil, que prepara mão de obra para essa crescente onda das energias renováveis, que veio para ficar", pontuou.

Além disso, o coordenador enfatizou que a utilização de vários tipos de energias renováveis, como a solar e a eólica, são uma realidade que está se solidificando no estado, mostrando-se cada vez mais pertinentes na região. O Vice-diretor também ressalta que o aluno da graduação recebe todos os recursos pedagógicos para se capacitar no ramo.

"O discente que sair do curso de Energias Renováveis estará preparado para enfrentar o mercado de trabalho nas diversas áreas, seja em energia fotovoltaica, energia eólica, ou até mesmo da energia que agora se fala tanto, o hidrogênio verde. Então, é um curso de ponta, com um laboratório de excelência, com equipamentos que poucas universidades vão ter”, finalizou.

Novo prédio placa

Placas solares presentes no novo prédio do CEAD/UFPI

Reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável, o novo prédio do CEAD/UFPI, localizado no campus Ministro Petrônio Portela, tem instalações de energia gerada por meio de placas solares. Além disso, o Centro está engajado em um projeto de redução do uso de copos plásticos descartáveis e do descarte adequado de pilhas e baterias, constantemente conscientizando seus funcionários, colaboradores e estudantes.