Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado: DEDETIZAÇÃO E DESCUPINIZAÇÃO

Professor do CEAD defende Tese de Doutorado em Fortaleza

• Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 12h19
  • Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 12h20

Na tarde da última quinta-feira (30), no Centro de Ciências, Campus do Pici, Universidade Federal do Ceará (UFC), foi realizada a defesa da Tese de Doutorado do Prof. Cledinaldo Borges Leal, no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais. O docente é membro do curso de Ciências Biológicas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD / UFPI).

1

Prof. Cledinaldo durante a defesa e no encerramento de sua apresentação

A tese, intitulada “Ecologia de girinos de Corythomantis greeningi (Anura: Hylidae) e microalgas em fitotelmos de troncos de árvores da Floresta Nacional dos Palmares”, constituiu-se de dois artigos científicos complementares, sendo que o primeiro já foi aceito para publicação na revista Herpetologica, com Qualis A2 na área de Biodiversidade; o segundo artigo será submetido na revista Freshwater Science, também Qualis A2. O docente estava cursando o Doutorado desde 2014 e desenvolveu sua pesquisa nos períodos chuvosos de 2016 e 2017.

Os girinos da espécie de anfíbio (sapo) C. greeningi são típicos de água corrente (ambientes lóticos), mas foi encontrada em fitotelmos (acúmulos de água parada, lêntica) em troncos de árvores da Floresta Nacional dos Palmares, no município de Altos, na divisa com o município de Teresina. A pesquisa, então, focou na determinação das relações ecológicas entre os fitotelmos, os girinos e as microalgas ali presentes. Lembrando que, na FLONA, esses fitotelmos são a única fonte de água disponível, o que os torna de essencial importância para essa Unidade de Conservação.

2

Orientando e a banca de defesa: Prof. Daniel Cassiano (UECE), Profª Déborah Castro (UECE), Prof. Cledinaldo (CEAD/UFPI), Prof. Marcelo Soares (UFC), Profª Diva Borges-Norjosa (UFC) e Prof. Paulo Cascon (UFC), orientador

A banca se mostrou muito satisfeita com o produto final e o docente foi aprovado sem ressalvas. Segundo os membros da banca, tendo em vista a qualidade dos artigos apresentados, inclusive foi sugerido que se tentasse publicar em uma revista Qualis A1, como a Plos One.

De acordo com a Coordenação do Curso de Ciências Biológicas, “o docente estava cursando o Doutorado desde 2014, sem ter solicitado afastamento de suas atividades, o que foi uma dificuldade a mais para a conclusão, já que muitas vezes era preciso ir a Fortaleza e retornar na mesma toda semana; entretanto tudo saiu como o planejado e o êxito foi alcançado; só temos a parabeniza-lo pela conquista, que representa um grande passo não somente em sua carreira profissional e pessoal, mas, também, para nossos cursos de Ciências Biológicas e Ciências da Natureza e para o Centro”.