Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professores do CEAD/UFPI abordam a importância da utilização de tecnologias digitais
Início do conteúdo da página

Professores do CEAD/UFPI abordam a importância da utilização de tecnologias digitais

  • Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 12h43
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 12h43

Prof Arnaldo

Os docentes apresentaram no maior congresso EAD do Brasil uma pesquisa  que busca entender os desafios da educação no pós-pandemia da COVID-19

O Centro de Educação a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) participou do 29º Congresso Internacional de Educação a Distância  (29º CIAED), realizado em Brasília entre os dias 15 a 18 de setembro de 2024, pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância.  

Tendo por foco a educação em um contexto pós-pandemia, a professora de Pedagogia e Coordenadora de Tecnologia Educacional e Design Instrucional do CEAD/UFPI, Profª Nádia Cataryna Nogueira e o coordenador do curso de Pedagogia do CEAD/UFPI, Prof. Arnaldo Oliveira Souza Júnior apresentaram o trabalho “ A Formação do Pedagogo na Modalidade EAD para Utilização de Tecnologias Digitais na Prática Docente".  A pesquisa busca entender os desafios da educação no pós-pandemia da COVID-19, além da necessidade de uma formação profissional do pedagogo capaz de compreender a importância dos usos e apropriações das tecnologias digitais em meio à crescente demanda proporcionada pelo crescimento da cultura digital.

De acordo com a Prof.ª Nádia Nogueira, o trabalho objetiva reforçar a importância da inclusão das tecnologias digitais na formação do pedagogo. “Faz-se necessário entender como os Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia se constituem — em diferentes Instituições de Ensino Superior — a incorporação e reflexões sobre a importância da utilização de tecnologias digitais na prática docente do Pedagogo, em Formação”. Nádia Nogueira ainda chama atenção para os resultados preliminares da pesquisa. “O nosso trabalho ainda está em desenvolvimento, mas os resultados preliminares já apontam que a formação do pedagogo deve contemplar tecnologias digitais em sua trajetória acadêmica e que os currículos dos cursos devem passar por reestruturações para usos e apropriações tecnológicas”, pontuou.

O CIAED é o maior congresso de EAD do Brasil, um espaço importante para reforçar a importância do diálogo com especialistas e adoção de práticas inovadoras que assegurem a qualidade da educação a distância e o papel da EAD no futuro da educação. Ações capazes de destacar a necessidade de criar um ambiente acadêmico que se comunique diretamente com as novas gerações e suas demandas tecnológicas e sociais.

Com o tema central “Qualidade e Excelência na Educação a Distância”, o evento deste ano reuniu educadores, tutores, gestores, alunos, designers instrucionais, membros dos setores governamentais, políticos, empresários e outros profissionais, tanto nacionais como estrangeiros, em um ambiente para discussões e deliberações sobre questões relacionadas à EAD.

registrado em:
Fim do conteúdo da página