Página inicial > Últimas Notícias > Inicio das atividades do GE Lacan, grupo de estudos do GT Filosofia e Psicanálise da Anpof

Projeto de Extensão “Câncer: prevenir também é cuidar” é desenvolvido com alunos do Curso de Ciências Biológicas (CEAD/UFPI)

• Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 12h04
  • Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 12h10

Figura 01 Logos da LAOH e campanha

Durante o mês de março foi desenvolvido, nos polos de apoio presencial de Canto do Buriti, Gilbués, Inhuma e Simões, o Projeto de Extensão “Câncer: prevenir também é cuidar”, em parceria com a Liga Acadêmica de Oncologia e Histologia (LAOH), grupo de extensão coordenado pelo Prof. Dr. João Marcelo de Castro e Sousa, composto por professores e alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Biologia do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí  (UFPI / Picos).

Figura 02 Equipe da LAOH em Inhuma

Equipe da LAOH, em Inhuma

Além das aulas presenciais da disciplina Biologia do Câncer, com o Prof. João Marcelo, os alunos do Curso de Ciências Biológicas do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) também participaram do evento de extensão, aberto à comunidade. No evento, alunos representantes da LAOH realizaram intervenção com a comunidade acerca da prevenção do descontrole da glicemia e dos sinais vitais, corte de cabelo e recebimento de mechas de cabelo e brinquedos doados pela comunidade para o Projeto “Fios de Alegria”, realizada pelo grupo em favor de crianças e mulheres com câncer.

Figura 03 Atendimento à comunidade em Simões e Inhuma

Atendimento à comunidade em Simões e Inhuma

Figura 04 Corte de cabelo para doação de mecha em Simões

Corte de cabelo para doação de mecha em Simões

Figura 05 Doações para o Projeto Fios de Alegria em Canto do Buriti e Inhuma

Doações para o Projeto Fios de Alegria em Canto do Buriti e Inhuma

Em cada polo, o evento também contou com uma palestra do Prof. Felipe Carneiro e Prof. João Marcelo, sobre os aspectos gerais do câncer intitulada “Mitos e verdades sobre o câncer”. A comunidade aproveitou o momento para interagir com o palestrante, tirando suas dúvidas sobre o assunto.

Figura 06 Palestra sobre o câncer em Simões Inhuma e Gilbuéspng

Palestra sobre o câncer em Simões, Inhuma e Gilbués

Segundo o Prof. João Marcelo, a proposta do projeto de extensão é fazer com que a população também receba informações importantes que antes só eram vistas dentro da universidade, e, desse modo, através da promoção em saúde, prevenir doenças crônicas não transmissíveis (como diabetes, hipertensão e dislipidemia) além do próprio câncer. Para a Coordenação do Curso, a disciplina Biologia do Câncer e o evento de extensão desenvolvido trouxeram aos acadêmicos do curso uma empolgação maior do que a percebida em semestres anteriores, e uma expectativa imensa da comunidade nos municípios dos polos de apoio presencial e também circunvizinhos.