Página inicial > Últimas Notícias > Representantes do CEAD participam de Seminário Nacional da UniRede em Brasília

• Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 11h32
  • Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 10h04

1 Seminário Brasília

Representantes do CEAD participam de Seminário Nacional da UniRede em Brasília

Com o intuito de promover, incentivar e divulgar discussões sobre a Educação a Distância (EaD), bem como contribuir para o desenvolvimento político, cientifico e tecnológico da Educação no Brasil, foi realizado o Seminário Nacional da Associação Universidade em Rede (UniRede), em Brasília. O Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes e a Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPI), Liana Cardoso, participaram da ação.

O evento aconteceu entre os dias 4 e 6 de junho, tendo como temática as “Políticas para o desenvolvimento científico e tecnológico de instituições públicas que atuam com Educação Aberta e a Distância". Durante o seminário, foram realizadas reuniões extraordinárias, fóruns, mesas redondas, Audiência Pública e oficinas.

“O evento foi de grande importância para o debate sobre a educação; aproveitamos o momento e tratamos sobre a realização dos Congressos de Ensino Superior a Distância, a serem sediados este ano, no Piauí. Nos reunimos com o Comitê de Coordenação Política (CCP) da Unirede e demos continuidade ao planejamento das atividades, no que tange o local do evento e programação”, comenta Liana Cardoso, coordenadora adjunta da UAB.

O XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud) e V Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (Ciesud) tratarão a temática das ‘Responsabilidades e Desafios para a consolidação da Educação a Distância’ e serão realizados no período de 26 a 29 de novembro. No evento, as instituições públicas de ensino superior – universidades federais, estaduais e institutos federais – planejam tratar de estudos e pesquisas na EaD, incluindo o avanço crescente da modalidade de ensino.

2 Câmara dos Deputados

Representantes do CEAD participam de Seminário Nacional da UniRede em Brasília

Em Brasília, também foi realizada uma Audiência Pública sobre a EaD na Câmara dos Deputados. “A reunião na Comissão de Educação na Câmara dos Deputados foi um sucesso. Contamos com a representação de membros da casa, da UniRede, da Capes, do Fórum de Coordenadores UAB e de outras instituições que trabalham na EaD. Houve no país três linhas de investimento: recursos humanos, espaços físicos e educação. Dentro desses três investimentos foi gerado um produto: o aluno formado, com um curso de qualidade em instituições públicas de ensino superior, com custo quase zero para o aluno e isso gera outro resultado que é a inclusão social”, conclui Gildásio Guedes, diretor do CEAD.