Página inicial > Últimas Notícias > 1º Encontro de Química é realizado na UFPI

• Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2023, 12h01
  • Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 12h02

Foto destaque 2

Durante a programação da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi) foi lançado o livro “Pesquisar e Escrever: Processo Transgressor de Desafios e Descobertas”. Organizado pela professora do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), Dr.ª Georgina Quaresma Lustosa, o livro é uma coletânea de pesquisas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos de Licenciatura em Letras Inglês do CEAD/UFPI do ano de 2020. O evento aconteceu na última terça-feira (15), no espaço do Bate-papo Literário.

Foto 1

O livro é uma compilação dos TCC’s, transformados em artigos científicos, de 10 alunos dos polos do CEAD/UFPI da região do semiárido piauiense. Além de organizadora da obra, a Prof.ª Georgina também é uma das sete docentes que foram orientadores dos trabalhos de conclusão de curso compilados.

Foto 2

No evento de lançamento do livro, que contou com a participação e mediação do Prof. Luiz Romero, a Profª. Georgina Lustosa comentou: “Escrever é mudança, é transformação e transgressão, assim como o ato de pesquisar também é. Dedicamos essa coletânea de textos aos professores que enfrentam no Brasil, e principalmente no sertão nordestino, o desafio cotidiano de dar significado ao ofício de ensinar e aprender”, enfatiza a professora.

As primeiras ideias deste projeto surgiram no primeiro semestre de 2020, quando alguns alunos, junto de seus orientadores, foram convidados para participar de uma publicação voltada ao incentivo de produção e pesquisa acadêmica. “Eu acho de suma importância que os professores incentivem seus alunos a escreverem constantemente. Não só no TCC, que aconteceu ao final do curso. Acredito que, assim, os discentes teriam menos dificuldade de escrever e de arranjar seus referenciais”, ressalta Georgina.

A diretora do CEAD/UFPI, Prof.ª Dr.ª Lívia Nery, também se fez presente no evento e destacou a importância da produção de obras desse modelo. “Toda a fomentação do conhecimento, a produção e disseminação geram resultados positivos no ensino de aprendizagem formal e informal para a sociedade”, ratificou a diretora.

Foto 3

Parafraseando a escritora Clarice Lispector, a professora Georgina reforça: “Escrever, tecer e construir textos é um desafio tal como a árdua tarefa de quebrar rochas e ver voar faíscas e lascas. E foi isso que aconteceu. Os formandos, com seus orientadores, tiveram criatividade, interesse e determinação para fazer voar faíscas e lascas. E com beleza deram vida aos seus textos”, finalizou a organizadora.

O Espaço Bate-Papo Literário ocorre tanto presencialmente quanto on-line, e pode ser acompanhado no canal do youtube UFPITV. Acesse e assista a conversa sobre a obra aqui.

Participantes do livro

Alunos: