Página inicial > Últimas Notícias > Setembro Amarelo: CEAD/UFPI realiza ações em alusão à campanha

Setembro Amarelo: CEAD/UFPI realiza ações em alusão à campanha

• Publicado: Domingo, 04 de Setembro de 2022, 12h16
  • Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 11h16

Suicídio

A campanha deste ano tem como tema “A vida é a melhor escolha!” e reforça a importância da comunidade nesta luta.

A campanha Setembro Amarelo realça as atividades relacionadas ao combate e prevenção ao suicídio no país. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) junto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) desenvolvem planejamentos específicos no mês de setembro. Neste ano de 2022, o lema escolhido foi “A vida é a melhor escolha!”. Assim, o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realizará algumas ações em alusão à campanha de prevenção e combate ao suicídio durante este mês.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada em 2019, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo anualmente, além dos episódios subnotificados, estimados em mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil notificações por ano, pontuando uma média de 38 pessoas que tiram a vida diariamente.

Desta forma, todos os colaboradores do CEAD/UFPI ratificam a união em prol da campanha durante todos os meses do ano. A atuação ativa pela conscientização sobre a importância da vida passa pelo ato de escutar e de estar disponível para o diálogo no intuito de quebrar o tabu que circunda o tema do suicídio. Até o final do mês, o Centro realizará palestras, debates e atividades voltadas à promoção do bem-estar mental dos colaboradores.

Estar informado e continuar se informando sobre a temática é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. Assim, a leitura de cartilhas e a disponibilidade para o diálogo são demonstrações de empatia e são ações necessárias e bem-vindas. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos de dificuldade e de crise busquem ajuda e entendam que a vida é a melhor escolha. Se você está precisando de ajuda e quer conversar, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188 ou acesse o chat virtual clicando aqui

Para mais informações, confira a cartilha sobre o Setembro Amarelo