Página inicial > Últimas Notícias >  I Encontro Nacional sobre e dos Povos Ciganos do Piauí acontece em novembro

Te aluí! Bora vacinar!

• Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 09h13
  • Última atualização em Terça, 25 de Janeiro de 2022, 09h13

WhatsApp Image 2022-01-21 at 21.42.57.jpeg

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) reforça a comunidade acadêmica que é essencial todos se vacinarem. A vacinação é a forma mais eficaz e segura de adquirir proteção contra uma doença infecciosa como a Covid-19 e suas variantes. A vacinação elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Vacinar-se, mais que uma escolha individual, é um ato de amor e compromisso com todos os que desejem viver em sociedade. Chegamos a janeiro de 2022, há exatamente um ano do início da campanha de vacinação, com um rápido aumento nos casos de Covid-19, alavancados pela variante Ômicron. Entretanto, com a certeza da efetividade do imunizante na redução dos casos mais graves da doença e na mortalidade dos infectados. Hoje, mas de 80% dos internados por Covid-19 não completaram o esquema vacinal. Em algumas capitais, esse número alcança os 90%, mais de 45% dos quais estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com levantamento feito pela CNN Brasil junto às secretarias de saúde dos estados brasileiros. É fato: a vacinação salva vidas e impede que a doença evolua para casos graves, que eventualmente necessitem de internação. Logo, estar vacinado(a) pode significar a diferença entre estar vivo(a) e saudável, gravemente enfermo(a) ou com sequelas – a exemplo de doenças cardíacas, enfraquecimento muscular, problemas neurológicos, entre outros que ainda estão sendo pesquisados e identificados. Aliás, é fundamental enfatizar a manutenção de outras medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento físico e social. Então, te alui!! Esteja com a caderneta de vacinação em dia e retorne para tomar a segunda dose, assim como a dose de reforço da Covid-19, de acordo com o calendário vacinal disponibilizado pelas prefeituras municipais. Bora vacinar! É um ato de cuidado para consigo e uma importante contribuição, enquanto aluno(a) e cidadão(ã), tendo em vista o retorno seguro de nossas atividades presenciais e a vitória definitiva sobre a pandemia da Covid-19.