Página inicial > Últimas Notícias > UFPI inaugura Observatório do Brincar no CCE

UFPI inaugura Observatório do Brincar no CCE

• Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 15h28
  • Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 15h33

Reitor pro reitores professores e servidores

Brinquedoteca é espaço lúdico e incubadora de novos projetos do curso de Pedagogia.

Na última quinta-feira (03/08), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) reinaugurou a brinquedoteca da universidade, localizada no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI). Na oportunidade, também foi apresentado o projeto ‘Observatório do Brincar’, atendido pelos alunos, bolsistas, pesquisadores e docentes do curso de Pedagogia.

De acordo com o Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes, acompanhar as demandas e promover a assistência à comunidade deve ser prioridade da administração superior. “Temos aqui uma brinquedoteca destinada às atividades didáticas e pedagógicas dos professores e alunos do curso de Pedagogia. Essas atividades vão melhorar o desenvolvimento das nossas crianças e, como via de mão dupla, a Brinquedoteca também aprimora os profissionais que sairão da Universidade, advindos da graduação, exercendo o papel de monitores”, comentou.

Profa. Nazareth Martins coordenadora do projeto

Profa. Nazareth Martins, coordenadora do projeto

A coordenadora do projeto ‘Observatório do Brincar’, Prof.ª Maria de Nazareth Martins, explica que o projeto veio em bom momento, pois possibilitou a revitalização da brinquedoteca. A professora ainda pontua que o Observatório é uma incubadora  de novas pesquisas e ações formativas.

“O Observatório é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), e é um espaço formativo e de desenvolvimento de pesquisas de monitoramento do Brincar na Universidade, em Teresina e no estado do Piauí. O projeto também é uma incubadora, pois vai gerenciar um espaço que é um laboratório, que é esta brinquedoteca. E, desta forma, vai propiciar aos professores de diversas áreas que atuam no curso de Pedagogia a desenvolverem suas ações. Também faremos atividades externas, estaremos no SALIPI, além do 9º Simpósio Internacional da Juventude Brasileira (JUBRA) e teremos, nele, o Jubrinha, onde vamos acolher as crianças que vierem com os participantes”, explicou a coordenadora.

Temos alunos que precisam trazer os filhos para a UFPI como também servidores técnicos professores e terceirizados

'Temos alunos que precisam trazer os filhos para a UFPI, como também servidores, técnicos, professores e terceirizados'

Para a diretora do CCE, Prof.ª Eliana Alencar, a brinquedoteca é um espaço importante para o desenvolvimento e aprimoramento profissional de estudantes e professores, além de oferecer um ambiente de auxílio para que as crianças que visitam a UFPI possam ficar.

“A brinquedoteca integrada ao projeto Observatório do Brincar é extremamente importante, pois visa qualificar ainda mais a formação inicial dos nossos alunos e alunas do curso de Pedagogia. E, além de qualificar ainda mais essa formação, é um projeto de extensão que visa atender a comunidade. Temos alunos que precisam trazer os filhos para a UFPI, como também servidores, técnicos, professores e terceirizados. É um espaço onde atenderemos diretamente essa necessidade, mas também é um projeto de extensão para a comunidade. Temos escolas credenciadas que vão poder trazer crianças para desenvolverem projetos aqui dentro”, comemora a diretora.

Diretora do CCE Eliana Alencar

Diretora do CCE, Eliana Alencar

O evento também contou com a participação da Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Prof.ª Lívia Nery; do Prefeito Universitário, Prof. Alessandro Rhadamek; da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Ana Beatriz Gomes; do Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Luís Carlos Sales; da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Prof.ª Deborah Dettmam; da Diretora de Governança da UFPI, Prof.ª Cleânia Sales; além de professores, servidores, técnicos e estudantes.