Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias
Início do conteúdo da página

Xadrez: Iniciativa do CEAD/UFPI desenvolve competência de Educadores

  • Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2024, 12h33
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 12h34

O projeto do Centro é o único curso de especialização em Xadrez de uma universidade pública do Brasil

O Xadrez é um jogo milenar que envolve estratégia, raciocínio lógico e planejamento que se destaca não apenas como uma atividade recreativa, mas também como uma ferramenta educacional que pode influenciar positivamente o mercado de trabalho. No contexto atual, onde habilidades como pensamento crítico, criatividade e capacidade de resolução de problemas são cada vez mais valorizadas, o aprendizado do Xadrez se revela um diferencial significativo.

Reconhecendo a relevância do Xadrez como ferramenta educacional e profissional, o Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) oferece o curso de Especialização em Ensino de Xadrez e Formação para o Mundo do Trabalho. Segundo o coordenador do curso, Professor Ahécio Kleber Araújo Brito, a iniciativa tem o objetivo de aprimorar os profissionais para as mudanças do mercado.

"A proposta do curso vem ao encontro das mudanças estabelecidas pela reforma do Novo Ensino Médio (NEM), que propõe novos objetivos, dentre os quais, o de colocar as instituições de ensino em sintonia com os desafios da contemporaneidade e um mercado de trabalho que exige profissionais com muito mais do que conhecimento técnico", explica o coordenador.

Xadrez unico 2"O Xadrez é a ginástica da inteligência." - Johann Wolfgang von Goethe

O Xadrez exige uma alta concentração. Um estudo feito por especialistas brasileiros publicado em 2020, com o título “Neurologia, psiquiatria e o jogo de Xadrez: uma revisão narrativa”, revela que as habilidades de Xadrez estão correlacionadas diretamente com o raciocínio fluido, conhecimento de compreensão, memória de curto prazo e velocidade de processamento. O professor Ahécio destaca que a prática do Xadrez desperta estímulos e habilidades lógicas, além de potencializar o aprendizado.

"O Xadrez desenvolve aspectos cognitivos dos educandos como a memória, a concentração, a tomada de decisões, a paciência, a autoconfiança, a capacidade de planejamento e o raciocínio lógico, portanto, estimula o aprendizado", frisou o professor.

A prática regular do jogo também ajuda a melhorar a memória e a capacidade de multitarefa, habilidades essenciais em um mundo profissional cada vez mais dinâmico. "O objetivo do curso é formar professores para atuar na educação básica, com competência técnica, didática e pedagógica para o ensino de Xadrez e sua consequente contribuição para o desenvolvimento de habilidades inerentes ao mundo do trabalho", acrescentou Ahécio.

Xadrez unico 1

Alunos do curso de especialização em Xadrez participando do campeonato nacional de Xadrez rápido e blitz

SOBRE O CURSO

O Curso de Especialização em Ensino de Xadrez e Formação para o Mundo do Trabalho é ofertado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), por meio do Programa para Formação de Professores do Ensino Médio (PRIL), oferecido pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB) é o único curso de especialização em Xadrez de uma universidade pública do Brasil. 

A formação já está em sua terceira turma, após uma primeira em 2022 nos polos do CEAD/UFPI em Teresina e Parnaíba, e uma segunda em 2023 nos polos de Teresina e Picos. Agora, foi aprovada uma nova turma para os polos de Teresina e Fortaleza (CE), onde serão ofertadas 120 vagas na modalidade de Educação a Distância (EAD).

O Curso de Especialização em Ensino de Xadrez e Formação para o Mundo do Trabalho é voltado para profissionais graduados, com foco principal em professores que trabalham em instituições de educação básica das redes pública e privada. Ahécio ressalta: "Estamos abertos também a profissionais que atuam em atividades educativas em outras instituições de ensino e ambientes não escolares, pois acreditamos que o Xadrez pode beneficiar a todos", finaliza o docente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página