Programa de Expansão da EaD nas Universidades Federais – Reuni Digital
O Reuni Digital é um programa, em construção, voltado para a expansão da Educação a Distância (EaD) nas Universidades Federais, visando o aumento das matrículas no segmento público do ensino superior e fundamentado no compromisso com a qualidade dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior, na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e na autonomia das IFES.
O programa foi estruturado para enfrentar a desigualdade de acesso à educação superior pública e de qualidade. O objetivo principal é gerar oportunidade para a população apta a cursar o ensino de nível superior, em especial os jovens de 18 a 24 anos, que moram em locais distantes, onde as vagas presenciais são pouco ofertadas, bem como auxiliar aqueles que precisam trabalhar enquanto estudam.
Ao longo de 2020 e 2021, ainda no âmbito do desenvolvimento do Projeto Reuni Digital, coordenado pelo MEC, com apoio de diversos entes da educação superior, foi possível alcançar entregas relevantes, a saber: o Diagnóstico e desafios para a expansão da EaD no Brasil; o Benchmarking Internacional da EaD e o Panorama da EAD no Brasil. Destaca-se ainda que essas ações resultaram no desenvolvimento de um Plano de Expansão do EaD nas Universidades Federais e em um Plano de Monitoramento, este último ainda em elaboração.
O Reuni Digital também visa contribuir para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), em destaque a meta 12, que estabeleceu em 33% o percentual de matrículas para a população de 18 a 24 anos (taxa líquida) e em 50% para a população em geral (taxa bruta) até o ano de 2024.
Metas do programa:
- Ampliar o acesso e a formação com qualidade aos cursos de nível superior para a população;
- Contribuir para a política de inclusão auxiliando no ingresso e permanência de alunos com vulnerabilidade socioeconômica, com deficiência física e de segmentos minoritários da população;
- Possibilitar a flexibilização de horários, o que potencializa reduzir a evasão do ensino superior;
- Potencializar o aproveitamento e adequação da infraestrutura existente das IES, para ofertar novas vagas em cursos de nível superior;
- Contribuir, por meio da Educação a Distância (EaD), na disseminação, aperfeiçoamento e criação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em especial, nas universidades federais.
Cursos oferecidos pelo CEAD/UFPI:
- Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis
O campo de energias renováveis é uma área cada vez mais emergente e, do ponto de vista socioeconômico, que agrega todos os princípios de desenvolvimento sustentável e de preservação do meio ambiente. Ter profissionais qualificados na área, sobretudo contemplando regiões do estado onde as características geográficas e ambientais são propícias à instalação e desenvolvimento de tais energias, é de interesse e necessidade da sociedade piauiense. O Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis, de acordo com o Censo da Educação Superior realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é o curso em EAD mais procurado do Brasil.
Coordenador: Danielle Cristinny Leite e Silva
E-mail do curso: coordcstenergiasrenovaveis@ufpi.edu.br
- Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Dados
O projeto foi pensado para a gestão dos negócios em cada um dos diversos segmentos econômicos que demanda por profissionais capazes de aferir e tratar dados para que as decisões estratégicas sejam corretamente balizadas. Tem a missão de contribuir para uma demanda de profissionais qualificados para enfrentar os desafios impostos pela área em crescimento em nível mundial.
Coordenador: Wener Borges Sampaio
E-mail do curso: coordenacaogestaodedados@ufpi.edu.br
Os cursos são ofertados em Teresina-PI e os candidatos ingressam por meio do SISU. No momento não há editais abertos para discentes.
Redes Sociais